São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
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Atrações ficam de "molho"

da Reportagem Local

Para compensar a falta de erotismo ou de bizarrices, o "Domingão do Faustão" adotou como estratégia uma exclusividade temporária sobre os artistas que revela.
Segundo Alberto Luchetti, as gravadoras assumiram com o programa um compromisso em que artistas que se exibem no "Domingão do Faustão" ficam três semanas sem se apresentar em outras emissoras.
Com o acordo, a Globo impede que estrelas "reveladas" em um domingo na emissora não sejam atração da semana seguinte no SBT, por exemplo.
Foi o que aconteceu com Reginaldo Rossi, um fenômeno nordestino que começa a fazer sucesso em São Paulo. "Descoberto" pelo "Domingão" na semana passada, deverá ficar de "molho" até meados deste mês.
"É uma regrinha básica que criei com as gravadoras", diz Alberto Luchetti, diretor-geral do "Domingão do Faustão".
A exclusividade sobre artistas populares sempre foi uma arma a favor da Globo. Mas, com o equilíbrio entre o "Domingão do Faustão" e o "Domingo Legal", dar prioridade a uma ou outra emissora deixou de ser um bom negócio para as gravadoras.
Agora, um fator a favor do "Domingão" poderá ser a contratação, pela Globo, de sertanejos e pagodeiros que deverão apresentar programas na emissora. Se esses contratos exigirem exclusividade, a Globo poderá vetar a participação de artistas como o Katinguelê em outras emissoras.
A estratégia do "Domingão do Faustão", segundo Luchetti, inclui ainda a fórmula que ele chama de trilogia, que envolve dramaturgia, jornalismo e palco.
Foi com essa fórmula que o programa descobriu o padre Marcelo Rossi, em maio do ano passado. Em três domingos, o "Domingão" revelou o fenômeno Rossi contando sua história em uma novelinha, em reportagens e com imagens ao vivo de missas no Santuário do Terço Bizantino, em Santo Amaro (zona sul de São Paulo).
O "Domingão do Faustão", segundo Luchetti, atinge todas as classes sociais e todas as faixas etárias. Antes das 18h, a audiência é menos qualificada e, portanto, as atrações, mais populares. Após as 18h, o público aumenta e, com audiência mais qualificada, emplaca atrações mais "sofisticadas", como Gilberto Gil, por exemplo. (DC)


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