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Atrações ficam de "molho"
da Reportagem Local
Para compensar a falta de erotismo ou de bizarrices, o "Domingão
do Faustão" adotou como estratégia uma exclusividade temporária
sobre os artistas que revela.
Segundo Alberto Luchetti, as
gravadoras assumiram com o programa um compromisso em que
artistas que se exibem no "Domingão do Faustão" ficam três semanas sem se apresentar em outras
emissoras.
Com o acordo, a Globo impede
que estrelas "reveladas" em um
domingo na emissora não sejam
atração da semana seguinte no
SBT, por exemplo.
Foi o que aconteceu com Reginaldo Rossi, um fenômeno nordestino que começa a fazer sucesso
em São Paulo. "Descoberto" pelo
"Domingão" na semana passada,
deverá ficar de "molho" até meados deste mês.
"É uma regrinha básica que criei
com as gravadoras", diz Alberto
Luchetti, diretor-geral do "Domingão do Faustão".
A exclusividade sobre artistas
populares sempre foi uma arma a
favor da Globo. Mas, com o equilíbrio entre o "Domingão do Faustão" e o "Domingo Legal", dar
prioridade a uma ou outra emissora deixou de ser um bom negócio
para as gravadoras.
Agora, um fator a favor do "Domingão" poderá ser a contratação,
pela Globo, de sertanejos e pagodeiros que deverão apresentar
programas na emissora. Se esses
contratos exigirem exclusividade,
a Globo poderá vetar a participação de artistas como o Katinguelê
em outras emissoras.
A estratégia do "Domingão do
Faustão", segundo Luchetti, inclui
ainda a fórmula que ele chama de
trilogia, que envolve dramaturgia,
jornalismo e palco.
Foi com essa fórmula que o programa descobriu o padre Marcelo
Rossi, em maio do ano passado.
Em três domingos, o "Domingão"
revelou o fenômeno Rossi contando sua história em uma novelinha,
em reportagens e com imagens ao
vivo de missas no Santuário do
Terço Bizantino, em Santo Amaro
(zona sul de São Paulo).
O "Domingão do Faustão", segundo Luchetti, atinge todas as
classes sociais e todas as faixas etárias. Antes das 18h, a audiência é
menos qualificada e, portanto, as
atrações, mais populares. Após as
18h, o público aumenta e, com audiência mais qualificada, emplaca
atrações mais "sofisticadas", como
Gilberto Gil, por exemplo.
(DC)
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