São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Obra estava perdida há 80 anos

Partitura de Bach é encontrada no Japão

DA REDAÇÃO

Parte de obra de 1728 composta pelo alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi encontrada no Japão depois de ter sido dada como desaparecida por 80 anos.
A "Cantata de Casamento", catalogada como BWV 216, foi encontrada no espólio da pianista japonesa Chieko Hara, morta aos 87 anos em dezembro de 2001, segundo afirma Tadashi Isoyama, professor da Universidade de Música Kunitachi, em Tóquio, que determinou a legitimação da obra do compositor do período barroco (séculos 17 e 18), em parceria com outros pesquisadores. São oito páginas da partitura com anotações e letras em alemão.
Segundo Isoyama, a cantata foi composta para o casamento da filha de um oficial aduaneiro e passou por colecionadores até chegar à família do compositor Felix Mendelssohn (1809-1847), que se empenhou na recuperação da obra de Bach. A obra teria ficado com os Mendelssohn até 1926, quando depois foi repassada ao marido espanhol da pianista.


Texto Anterior: Cinema: Mel Gibson afrouxa censura árabe
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: Filme baseado em HQ lidera arrecadação nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.