São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presas relatam angústia no México

DA REDAÇÃO

Talvez a fita mais próxima de uma versão feminina de "O Prisioneiro da Grade de Ferro" seja "Relatos do Cárcere", de Guadalupe Miranda. A diferença é que a penitenciária está transferida para Puente Grande, no México.
Os depoimentos se concentram em 15 presas, condenadas -embora algumas ainda esperem ser sentenciadas- por crimes desde tráfico de drogas a assaltos e prostituição. "Eu gosto de armas. Tive uma pistola pequena logo quando tinha 12 anos. Não consigo mais mudar", declara uma interna.
É quando elas explicam dois conceitos que o documentário tem seus pontos altos: a liberdade e aquilo de que mais sentem falta. "A liberdade é uma idéia. Mas não creio que exista de verdade", afirma outro depoimento.
Ali também estão as queixas de abandono, da perda dos filhos e da prisão dos parceiros. O sexo, aliás, compõe outro aspecto interessante, e o documentário envereda por homossexualismo, abstinência e histórias de relacionamentos entre os moradores da vizinha prisão masculina. "É só por um dia. Depois tem de voltar para esta rotina", explica uma presa.
Ao final, um texto nos relata o que mudou na vida de algumas delas: "Me diga quanto tempo faz que você esteve aqui e eu lhe conto o que aconteceu. Um ano e meio? Nada, continuamos aqui, no mesmo estado vegetativo", conta, desanimada, uma das ex-líderes do presídio, agora condenada a tomar calmantes.
Mas ela não diz toda a verdade. A penitenciária mudou desde então, deteriorando o ambiente e superlotando as celas -onde cabiam seis hoje moram dez. (LVR)


Relatos do Cárcere
Direção:
Guadalupe Miranda
Quando: amanhã, às 16h e às 19h, no Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, tel. 0/xx/ 11/3091-3540); e sexta, às 16h, no MIS (av. Europa, 158, tel. 0/xx/11/3062-9197)


Texto Anterior: É tudo verdade: "O Cárcere e a Rua" enquadra a vida depois das grades
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema 1: Antártida inaugura sua primeira sala de cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.