São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA JAZZ

Encontro de ídolos do jazz e country celebra Ray Charles

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O homenageado é Ray Charles. No comando do show, Wynton Marsalis e Willie Nelson repetindo uma exitosa parceria já testada.
Para temperar o encontro, ninguém menos que Norah Jones. Com tal receita, é difícil desagradar.
Um pouco de gospel, jazz e R&B. Ray Charles (1930-2004) é revisitado em baladas e suingues, com Marsalis e seu competente quinteto conduzindo a apresentação.
Os fãs de cada um dos três músicos (quatro, se contarmos Charles) vão encontrar nesse álbum-celebração algo diferente.
Quem deles é mais íntimo do universo retratado é Nelson, 77. Um dos mais antigos ícones country em atividade, ele dividiu o palco em algumas oportunidades com o cantor e pianista, principalmente dos anos 1980.
Diferente do que se possa esperar, os momentos de dueto entre Nelson e Norah não centralizam o espetáculo. Mas os seguidores da cantora não precisam se preocupar: ela não foi convidada para desempenhar papel de uma "Raelette".
Há bom espaço para a reconfortante voz de Norah, que se exibe especialmente sedutora na balada de sabor jazzístico "Come Rain or Come Shine". Todavia, sua beleza natural fica a dever quando se embrenha pelos temas mais quentes. Basta ouvir "What'd I Say", que fecha o álbum.
Talvez os fãs de Marsalis o achem discreto demais. Dividindo as brechas para os sopros brilharem com o saxofonista Walter Blanding, Marsalis adiciona suas pontuais intervenções sempre de forma elegante e medida.
O trompetista permite-se apenas alguns ataques mais ásperos em momentos certeiros, como na abertura e no encerramento da clássica "Hit the Road Jack".
O piano, elemento central da música celebrada no disco, fica a cargo do jovem Dan Nimmer, 28. Seguro, Nimmer é cria de Marsalis e, se não tem o suingue e o colorido de Charles, não decepciona.

HERE WE GO AGAIN: CELEBRATING THE GENIUS OF RAY CHARLES

ARTISTA Wynton Marsalis, Willie Nelson e Norah Jones
LANÇAMENTO EMI
QUANTO R$ 30, em média
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: 16º É Tudo Verdade - Crítica: "Tancredo" é emocionante aula de história e política
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.