São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA

Imagens de interrogatórios mostram drama de jovem preso em Guantánamo

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO

Em um vídeo tosco, Omar Khadr, então com 16 anos, chora desesperadamente.
Com sua roupa laranja de prisioneiro de Guantánamo, ele geme baixinho: "Ya ummi" (ó minha mãe, em árabe). Está desesperado.
É por meio dos vídeos dos interrogatórios de Khadr em Guantánamo que os cineastas Luc Côté e Patricio Henriquez, diretores do documentário "Você Não Gosta da Verdade - 4 Dias em Guantánamo", mostram a situação kafkiana de Khadr.
Khadr foi capturado por soldados americanos em 2002, quando tinha 15 anos.
O menino estava na casa de um grupo de milicianos árabes, no Afeganistão, quando o local foi invadido por soldados americanos.
Um dos militares morreu no combate, atingido por granada. Khadr foi acusado de ser o responsável.
Ele foi levado a uma prisão na base americana de Bagram, no Afeganistão. Chegou lá quase morto. Foi torturado seguidamente e depois acabou sendo transferido para Guantánamo.
Trancafiado na prisão americana por quase oito anos, ele admitiu a culpa pelo assassinato do soldado e foi condenado no final do ano passado a cumprir mais oito anos.
Ele insistiu até o fim ser inocente, mas teve de barganhar para evitar a pena máxima, de 40 anos. Em 2008, o Supremo Tribunal Federal canadense ordenou ao serviço secreto do Canadá a divulgação de sete horas de vídeo "top secret", filmado ao longo de quatro dias de interrogatório, em fevereiro de 2003. É com trechos dos vídeos que os dois cineastas contam a história do menino canadense.

VOCÊ NÃO GOSTA DA VERDADE - 4 DIAS EM GUANTÁNAMO

DIREÇÃO Luc Côté, Patricio Henriquez
QUANDO hoje, às 12h, no CCBB, no Rio; hoje, às 15h, no Reserva Cultural, em São Paulo
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: 16º É Tudo Verdade - Crítica: "Tancredo" é emocionante aula de história e política
Próximo Texto: Funarte garante presença brasileira na Bienal de Veneza
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.