São Paulo, quarta, 6 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

15ª BIENAL DO LIVRO
Enciclopédia "captura" os super-heróis


A editora Acme e o Publifolha lançam a "Enciclopédia Herói", CD-ROM que reúne a história dos ídolos de Hqs, filmes e seriados de TV


PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
free-lance para a Folha


A editora Acme e o Publifolha -Divisão de Publicações do Grupo Folha- lançam na 15ª Bienal do Livro o CD-Rom "Enciclopédia Herói".
Trata-se de um "quem é quem" em que são listados mais de 1.250 personagens recolhidos da TV, do cinema e das histórias em quadrinhos, além da biografia de 40 criadores de heróis -como o cineasta Steven Spielberg, criador de Indiana Jones, e o escritor Edgar Rice Burroughs, "pai" do Tarzan.
"Nosso critério foi selecionar para a enciclopédia todos os personagens que a indústria cultural determina como sendo um "herói'", disse à Folha o editor do CD-Rom, Rogério de Campos (leia entrevista nesta página).
Campos também é diretor-sócio da "Herói", revista publicada pela Acme que se dedica ao universo da indústria pop.
Editada para o público infanto-juvenil, a "Herói" enfoca principalmente os seriados de televisão e as HQs. Na produção do CD, a preferência para os personagens destas mídias se manteve.
Como as HQs são muito mais ricas em quantidade de heróis que a televisão, os personagens listados na enciclopédia são, em sua maioria, saídos das páginas de gibis.
É nesse ponto que a "Enciclopédia Herói" deve agradar seus usuários. Dentro da cultura dos quadrinhos, especialmente os de super-heróis, há um grande interesse dos leitores pela "vida" de seus ídolos tanto dentro quanto fora das revistas.
Assim, por exemplo, saber por quem e quando o Homem-Aranha foi criado é tão interessante para o fã do personagem como conhecer todas os seus amigos, inimigos e namoradas.

Universos

Além de trazer fichas específicas sobre personagens, a "Enciclopédia Herói" conta também com textos de introdução a "universos" dentro da indústria cultural de ficção. Eles são os "abre-alas" em que os autores do CD mais se preocuparam em pesquisar.
São textos que trazem as histórias dos bastidores desses mundos, sem deixar de contar, em linhas gerais, as histórias dos principais heróis.
São sete introduções no total. As duas maiores editoras norte-americanas de quadrinhos, Marvel e DC Comics, ganharam uma seção cada uma.
A da DC tem até uma cronologia com os acontecimentos mais importantes de suas histórias -nascimento e morte dos heróis, formação de grupos, grandes batalhas etc.
"Jornada nas Estrelas", a série de TV que depois virou desenho animado, história em quadrinhos, livros, longas para o cinema e videogame, também recebeu uma seção própria, para alegria dos "trekkers" (fãs do seriado).
Receberam também uma introdução os personagens do jogo de fliperama e videogame "Street Fighter", que passariam ainda por gibis, seriados de TV e cinema -o astro belga Jean-Claude Van Damme estrelou "Street Fighter - A Última Batalha".
Ainda ganharam destaque a família Ultra (Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack...) e a série "Guerra nas Estrelas", que tem causado furor entre os fãs desde que seu criador, George Lucas, anunciou que seis novos longas seriam produzidos.
E há um boa quantidade de bytes dedicada aos heróis brasileiros. Dos mais famosos, como o Vigilante Rodoviário, aos desconhecidos "supers" das HQs, há um resgate de curiosos personagens de uma história ainda pouco contada e mal lembrada -a dos gibis nacionais.
Afinal, quem hoje em dia conhece Golden Guitar, que usava sua poderosa guitarra para combater o crime? E o Capitão Sete, que chegou a apresentar um programa próprio na Rede Record? E Fantastik, o "herói da bossa nova"?
É principalmente aí que a enciclopédia assume seu valor histórico: registrando, catalogando, identificando membros dessa forma de arte que está cada vez mais ganhando espaço no Brasil.


CD-Rom: Enciclopédia Herói Lançamento: Publifolha e Acme
Onde encontrar na Bienal: no Grupo Folha (estandes 2.602 e 2.611 - pavilhão vermelho)
Quanto: R$ 59



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.