|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ANÁLISE
Broadway expulsou seus ídolos
NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL
N ão podia acabar bem, como não acabou, uma temporada que começou recusando
um novo musical de Stephen Sondheim. O criador de "Company",
reconhecido como o maior herdeiro de Cole Porter e cia., viu seu
"Wise Guys" sem lugar nos grandes teatros da Broadway depois
dos ensaios abertos realizados Off
Broadway, em meados de 99.
Não só ele. Até Sir Andrew
Lloyd Weber, de "Cats", viu seu
"By Jeeves" rejeitado, bem como a
dupla Boublil e Schonberg, de
"Les Misérables", que não viabilizou "Martin Guerre". Sobrou
"Contact", que ganhou o Tony,
mas nem musical é.
O próprio espetáculo se define
como "dance play", uma peça de
dança quase sem diálogos, com
três enredos que se erguem sobre
coreografias e um pot-pourri que
vai dos Beach Boys a Grieg -em
"playback", sem orquestra nem
banda. Só entrou como musical
após muita discussão e a costumeira acomodação dos Tonys.
Por outro lado, aquele que seria
o grande musical do ano, "Aída",
nova produção da Disney, enfrentou problemas de enredo e direção desde as primeiras versões,
fora de Nova York, e nem concorreu ao Tony da categoria.
Ainda assim, Elton John (música) e Tim Rice (letras) levaram o
almejado prêmio de melhor partitura -que não apareceram para
receber. E Heather Headley, a jovem leoa de "Lion King", firmou-se no panteão das estrelas da
Broadway com o Tony de melhor
atriz, no papel-título de "Aída".
Como tendência de produção, a
temporada 99/2000 confirmou,
até com um Tony para "teatro regional", concedido ao Shakespeare Festival de Utah, a crescente dependência que a Broadway criou
dos teatros sem fins lucrativos,
mantidos em grande parte com
recursos públicos.
Não apenas os chamados teatros regionais, como o de Atlanta
(que co-produziu "Aída"), mas
também os nova-iorquinos (Lincoln Center, de "Contact", Public,
de "Wild Party", Playwrights Horizon, de "James Joyce's The
Dead") e até os ingleses (National,
que co-produziu "Copenhagen")
sustentam hoje com subvenção
estatal a antes orgulhosamente
comercial Broadway.
Texto Anterior: Vencedores Próximo Texto: Televisão: "Matrix" é o grande vencedor do MTV Awards Índice
|