São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Nova lei deve ampliar concentração de TVs

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
AO VENTO
Giovanna Antonelli se prepara para gravar cenas finais de Jade, de "O Clone", em praia de Natal (RN) que improvisa deserto marroquino; foram gravados três finais para a personagem


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O ministro das Comunicações, Juarez Quadros, disse ontem em São Paulo que a lei que irá regulamentar a participação de capital estrangeiro em empresas de mídia poderá aumentar a concentração de concessões de TV.
A atual legislação limita a cinco o número de concessões por pessoas físicas brasileiras. Emenda constitucional promulgada na semana passada permite o controle até 100% dessas concessões por pessoas jurídicas nacionais e de até 30% por empresas estrangeiras estabelecidas no país.
A participação de pessoas jurídicas nacionais já está em vigor, mas o capital externo ainda depende de regulamentação por lei.
Segundo o ministro Quadros, o atual limite de cinco concessões por pessoas físicas/jurídicas será revisto na lei do capital externo. A tendência, por pressão dos grupos de comunicação, é ampliar o limite de concessões. Esse limite já é burlado pelas redes, que controlam mais de cinco concessões usando como sócios parentes dos principais acionistas.
Por causa das eleições, o ministro acha pouco provável a aprovação neste ano da lei que regulamenta o capital estrangeiro _e que cuja principal preocupação será manter o controle por brasileiros das empresas de mídia. Capital externo, provavelmente, só no ano que vem. Até porque Executivo e Legislativo ainda não definiram quem irá tomar a iniciativa de elaborar o projeto de lei.

OUTRO CANAL

Chilique 1
A Rede TV! diz que Monique Evans pediu licença de 30 dias para cuidar da saúde (ela sofre de depressão). A verdade é outra: ela foi suspensa pela direção da emissora após, na última sexta, no intervalo de gravações, bradar impropérios ao microfone.

Chilique 2
A apresentadora do "Noite Afora" reclamou, em circuito interno de TV, da pobreza de sua produção e se referiu a Luciana Gimenez como "queridinha" intocável, apesar do ibope baixo do "Superpop". Na hora, um superintendente da TV disse a Monique que ela podia ir para casa, que estava dispensada.

Chilique 3
Anteontem, a ex-"Casa dos Artistas" Núbia Ólive fez teste para substituir Monique _uma forma de pressionar a titular a parar de reclamar e voltar a trabalhar logo.

Aperto
A TV Globo ameaçou processar o Canal 21, da Band, por uso indevido de material da Copa. O canal colocou no ar o áudio das transmissões de jogos feitas pela Rádio Bandeirantes (AM). A rádio tem os direitos da Copa, mas o 21, não. O canal respondeu à Globo que houve um deslize e que suspendeu ontem as transmissões.

Tabajara
Os humoristas do "Casseta & Planeta" comemoraram como se fosse final da Copa os 42 pontos de média do programa de anteontem, a maior dos últimos anos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Padocas em luto! Portugas engolem frangalhau!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.