São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especiais e DVD lembram os 60 anos do Dia D

MARCELO FORLANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há 60 anos, um exato 6 de junho passou a ser considerado "o mais longo dos dias". Naquela data, realizou-se o desembarque das forças aliadas na Normandia (norte da França, então sob a ocupação alemã) que marcou o pesado contra-ataque às forças nazistas que conduziria, um ano depois, ao fim da Segunda Guerra.
Desde os preparativos da invasão até a seqüência de seus efeitos bélicos e políticos serão lembrados ao longo da semana em especiais da TV paga e no lançamento da edição em DVD do filme "O Mais Longo dos Dias".
Tudo começa às 11h, quando a CNN aborda o tema no programa "People in the News", que exibirá o especial "A Call to Courage".
A programação do Discovery Channel começa às 12h, com a exibição do documentário "Dunderque: Operação Dínamo". O programa remonta não só ao desembarque das forças aliadas para libertar o país da ocupação alemã nas praias de Omaha, Utah, Juno, Sword e Gold mas também mostra os preparativos e as conseqüências do maior ataque aéreo-marítimo da história. No mesmo canal será exibido "Dia D: Uma História de Coragem", com depoimentos de sobreviventes da Operação Overlord.
Às 21h, o National Geographic passa o documentário "O Dia D".
Ao longo da semana, estão programados outros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Dois deles mostram naufrágios, um outro fala a respeito da ponte do Rio Kwai e o último estuda o ataque a Pearl Harbor.
O canal Max Prime exibe às 21h30 o documentário "Easy Company: Uma História de Coragem", produzido por Steven Spielberg e Tom Hanks. O filme integra o disco de extras da minissérie "Band of Brothers", feita pelos dois para a HBO.
Além dos documentários da TV paga, o Dia D também é celebrado pelo cinema. A Fox está lançando no Brasil o DVD "O Mais Longo dos Dias - Edição de Aniversário 60 Anos do Dia D", clássico de 1962, ganhador de dois Oscar.
Um dos destaques da edição mostra não só o lado aliado, mas também o que ocorria atrás da Muralha do Atlântico, a defesa litorânea erguida pelos nazistas.


Texto Anterior: Televisão: Rede de fofocas estraga surpresa em séries
Próximo Texto: Crítica: A dor e a delícia da transmissão do futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.