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MinC lança nova campanha de incentivo
da Reportagem Local
O Ministério da Cultura lançou
no final do mês de maio uma nova
campanha de mídia que visa a adesão da pessoa física à lei de incentivo à cultura, a Lei Rouanet.
"Passamos os três últimos anos
trabalhando para viabilizar e reforçar a Lei Rouanet. Do ponto de
vista das empresas, a situação mudou da água para o vinho. Em
1994, entre 70 e 80 empresas utilizaram a lei. Esse número passou
para 235 em 1995, 642 em 1996 e
1.072 no ano passado", disse José
Álvaro Moisés, secretário de
Apoio à Cultura.
Os valores em reais também
acompanham essa evolução. Em
1994, R$ 15 milhões de renúncia
fiscal foram utilizados em produção cultural. Em 1997, esse número pulou para R$ 199 milhões.
"Investir em marketing cultural
é uma tendência internacional
que, de certa forma, o Brasil já incorporou. O que falta é a consciência de que o cidadão pode investir em cultura. Nos EUA, por
exemplo, cerca de 50% da produção cultural é financiada por pessoas físicas", acrescentou Álvaro
Moisés.
Para exemplificar a viabilidade
desse tipo de iniciativa no Brasil, o
secretário cita o caso do Centro
Cultural Farroupilha, em Porto
Alegre, que foi construído apenas
com a contribuição de pessoas físicas. Em São Paulo, dois museus,
o MAM e a Pinacoteca, estão preparando correspondência para arregimentar doadores.
Segundo o secretário, a nova
campanha atua em dois níveis, um
mais pessoal e outro mais prático.
"O primeiro é o investimento do
cidadão em sua própria identidade cultural. O segundo é a construção de uma verdadeira linha de
financiamento à cultura", disse.
Para obter mais informações sobre como proceder para efetivar
doações, o contribuinte pode ligar
para o tel. 0800-610909, deixar nome e endereço e aguardar o recebimento de uma cartilha com informações sobre o programa. Também pode obtê-las por meio do site do ministério na Internet
(http://www.minc.gov.br).
(CF)
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