São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Record faz primeira geração de HDTV no país e Sky transmite Globo em sistema digital na Copa do Mundo
Emissoras testam TV de alta definição

RUI DANTAS
da Reportagem Local

Acompanhando as tendências do mercado norte-americano, as emissoras abertas brasileiras começam na próxima semana a testar a TV de alta definição (HDTV).
Na segunda-feira, a Record reunirá publicitários, jornalistas e outros especialistas em mídia para apresentar as primeiras imagens geradas em alta definição na América do Sul.
O sistema de alta definição tem qualidade de imagem muito superior ao das TVs atuais abertas.
As transmissões de TV por assinatura no país, por exemplo, já operam de forma digital, mas a recepção em monitores de alta definição ainda não acontece para telespectadores, pois eles não estão disponíveis no mercado.
A Record decidiu fazer a experiência em primeira mão para deter o título de pioneira. A emissora sabia que a Globo pensava em transmitir os jogos da Copa do Mundo em sistema digital.
"É um pouco de vaidade dizermos que seremos a primeira emissora do país a apresentar imagens em alta definição", diz o superintendente Dermeval Gonçalves, 72.
Para realizar o teste, a Record necessitou de uma autorização do Ministério das Comunicações. O custo do teste, com parte do equipamento emprestado de empresas estrangeiras, será de US$ 200 mil, segundo a direção da Record.
A transmissão das imagens vai ocorrer através de um transmissor de UHF (canal 62), concedido temporariamente pelo Ministério das Comunicações, para a emissora realizar o experimento.
Globo
A Sky, serviço de TV paga com recepção convencional por miniparabólicas, vai retransmitir a Rede Globo em sistema digital. A transmissão se dará apenas nos jogos do Brasil na Copa do Mundo, a partir de quarta-feira.
Segundo o diretor-geral da Sky, Maurício Vaz, 35, a diferença na recepção da imagem será brutal, ainda que o assinante não tenha um monitor em alta definição.
"É possível notar uma cicatriz na perna de um jogador. Os detalhes são muito mais nítidos", diz.
A Globo pensa em instalar monitores, no primeiro jogo do Brasil, dia 10, para a recepção em alta definição em São Paulo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.