São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garber vê o universo bissexual

da Redação

No terreno da discussão das idéias, "Vice Versa - Bissexualidade e o Erotismo na Vida Cotidiana" brilha entre os lançamentos recentes. A autora é Marjorie Garber, a professora de Harvard que escreveu "Vested Interests - Cross Dressing and Cultural Anxiety", obra que detonou a discussão sobre drag queens nos meios intelectuais nos anos 90.
Agora, Garber direciona seu afiado olhar para o universo cultural do bissexualismo, a partir de informações tiradas do cinema, da literatura e da cultura pop.
Assim, Garber vira uma espécie de Camille Paglia da política sexual, com menos ranço erudito (menos literária, mais acessível), com leitura agradável e ágil.
Ela toma os casos para discutir, com charme e fluidez, diferentes situações do bissexualismo. Como o casamento entre bissexuais ou o pós-moderno rótulo "queer", tão em voga neste fim de década, em substituição a lésbica e gay, unificando as "categorias".
Se de um lado o bissexual é lembrado (como disse Woody Allen) como aquele que tem menos chance de sobrar num sábado à noite, também já foi o vilão da Aids, sobretudo em relação às mulheres. "O espectro do transmissor bissexual da doença havia se tornado um grande demônio no fim dos anos 80", lembra Garber, ilustrando com o já clássico "Noites Selvagens", de Cyril Collard.
No livro, a autora pondera que a bissexualidade não é somente outra orientação sexual, mas "uma sexualidade que desfaz a orientação sexual como categoria. (...) Em vez de dar nome a uma minoria invisível, mal percebida, a categoria bissexual passa a estar, como os próprios bissexuais, em todo lugar e em lugar nenhum".


Livro: Vice Versa - Bissexualidade e Erotismo na Vida Cotidiana Autora: Marjorie Garber Lançamento: Record Quanto: R$ 45 (672 págs.)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.