São Paulo, Terça-feira, 06 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Volume será lançado hoje no Paço Imperial, no Rio
Livro mapeia monumentos da arquitetura colonial brasileira

Reprodução
Os Arcos da Carioca, antigo aqueduto, no Rio, construção está no livro que será lançado hoje


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha


No ritmo das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, a editora Agir está lançando hoje, às 18h30, o livro "Uma Visão da Arquitetura Colonial no Brasil", no Paço Imperial, no Rio.
O texto e a concepção da publicação são do arquiteto Jorge de Souza Hue, consultor especial da prefeitura carioca na área de restauração, valorização e preservação de bens culturais e ex-aluno do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998).
O livro é simples, mas objetivo, deixando que as imagens falem por si, expressando beleza e história e cutucando a emoção e a memória frente ao espetáculo da arquitetura colonial.
Segundo Hue, o livro é um paralelo entre o conjunto arquitetônico e a época colonial brasileira, mostrando os grandes monumentos de oito Estados.
Cerca de 63 cidades da Bahia, São Paulo, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram percorridas durante 50 dias, obedecendo ao projeto de Hue.
As imagens foram feitas por José Paulo Machado com o auxílio do fotógrafo Nelson Monteiro e focalizam igrejas e esculturas.
Há detalhes das obras de Aleijadinho (1730-1814), em Minas, os Arcos da Lapa, um dos símbolos do Rio, e cenas da histórica fazenda Santo Antônio (SP), tombada pelo escritor Mário de Andrade (1893-1945), nos anos 30.
Em Salvador, foram focalizadas a igreja da Sé, antigo colégio dos jesuítas, e o Convento de São Francisco, marcado pelos riquíssimos detalhes do pátio central, dos arcos e das colunas do claustro.


Livro: Uma Visão da Arquitetura Colonial no Brasil Autor: Jorge Hue Lançamento: editora Agir Quanto: R$ 85 (200 págs.) Lançamento: hoje, às 18h30, no pátio da entrada principal do Paço Imperial (pça. 15 de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21/533-0964) Patrocinador: BNDES

Texto Anterior: Música Erudita: Má acústica prejudica a Osesp
Próximo Texto: Disco - Lançamentos: Natacha e Lokua unem etnia e poesia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.