São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2001

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PÉS NA CONTRAMÃO

Mãe do bailarino formou Cullberg Ballet

Opressão e contradições humanas são os temas prediletos de Mats Ek

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em suas releituras de clássicos, Mats Ek descarta a luta entre o bem e o mal para se deter nas contradições humanas. Essa característica se revelou desde o início de sua carreira como coreógrafo, em 1973, quando criou "The Officer's Servant". A princípio interessado em temas sobre a opressão, Ek produziu obras como "Soweto", sobre a segregação racial, e "A Casa de Bernarda Alba", inspirada em García Lorca.
Em 1982, Ek estreou uma obra-prima de seu repertório: o balé "Giselle", no qual transformou a camponesa da versão original em uma mulher moderna na busca por emancipação.
Quando reinterpretou "O Lago dos Cisnes", a partir do original assinado por Marius Petipa e Lev Ivanov em 1895, Ek já tinha consolidado sua linguagem renovadora, que inaugurou uma nova fase na dança sueca.
Ao revelar seu talento, Ek expandiu o panorama que sua mãe havia descortinado para a Suécia a partir de 1939, quando ela formou o Cullberg Ballet.
Nascida em 1908, Birgit Cullberg formou-se em balé clássico e literatura. Porém foi a dança expressionista alemã que moldou sua personalidade artística.
Impressionada pelo balé "A Mesa Verde", que Kurt Joos e seu grupo apresentaram na Suécia no início dos anos 30, Birgit decidiu estudar com esse coreógrafo alemão na escola Dartington Hall, situada em Devos, Inglaterra.
Em 1939, ao retornar para a Suécia, Birgit iniciou um processo de renovação na dança, na época reduzida à tradição acadêmica do Teatro da Ópera de Estocolmo. Pelo pioneirismo, Birgit tornou-se uma espécie de Martha Graham sueca.
Com o Cullberg Ballet, a dança na Suécia evoluiu, abrindo-se para a modernidade. O início dessa fase tem como obra emblemática o balé "Miss Julie", criado por Birgit em 1950.
No mesmo ano, ela concebeu "Medea", que contou com seus filhos gêmeos -Mats e Malin- nos papéis das crianças que se tornam vítimas, na trama de ciúme e morte entre Medéia e Jasão. Em 1967, quando as autoridades suecas firmaram seu apoio ao Cullberg Ballet, a Suécia finalmente passou a exibir uma companhia com personalidade própria e padrão internacional.
Nessa fase, destacou-se o terceiro filho de Birgit, Niklas, bailarino que também contribuiu para fazer do Cullberg Ballet uma das melhores companhias de dança do mundo.
(ANA FRANCISCA PONZIO)



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