São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto no CCBB evidencia versatilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Terça-feira está virando dia de tango no centro de São Paulo. Durante todo o mês de agosto, a música de Astor Piazzolla circulará pela região central da cidade graças ao projeto "Piazzolla -Tango, Paixão", que foi inaugurado em Brasília e já passou pelo Rio de Janeiro.
O tributo ao compositor de "Adiós, Nonino" começa hoje com um velho amigo da música e do músico argentino, o pianista carioca Arthur Moreira Lima.
O músico erudito apresenta os temas que gravou no CD "Arthur Moreira Lima interpreta Piazzolla", em 1997, e também algumas peças raras, que o próprio compositor lhe deu no final dos anos 80.
Se o primeiro concerto evidencia as raízes eruditas do tangueiro argentino, admirador de Stravinski e do nosso Heitor Villa-Lobos, o segundo espetáculo põe à mostra sua relação amorosa com o jazz.
O saxofonista argentino Blas Rivera, que vive no Brasil desde 1989, mostra com seu trio de piano e violino as conexões de Piazzolla com a música feita por instrumentistas como Gerry Mulligan, com quem gravou o celebrado disco "Summit".
Na sequência, é a vez da música camerística de Piazzolla. A Art Show Orquestra de Câmara, dirigida pelo uruguaio Oscar Durán, apresenta 13 peças do compositor, ilustradas pelos passos de um casal de dançarinos de tango.
O "gran finale" é de um companheiro de trincheiras de Astor Piazzolla. No dia 27, o CCBB recebe o bandonionista Daniel Binelli, que se apresentou diversas vezes com o mestre. Ele estará acompanhado pelo conterrâneo Cesar Angeleri na guitarra (foi Piazzolla o responsável pela introdução da guitarra elétrica no tango) e pela pianista erudita brasileira Lilian Barretto, a diretora musical de todo o projeto.
"Nesse último concerto, pretendemos evidenciar toda a abrangência, a pluralidade e a multiplicidade da música de Piazzolla", explica a intérprete, que já gravou o CD "Piazzollando ao Vivo" e que, recentemente, criou espetáculo da bailarina Ana Botafogo com música do astro argentino. "A paixão de Piazzolla está chegando", anuncia. (CEM)



Texto Anterior: Astor Piazzolla
Dez anos de silêncio

Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.