São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

HIPISMO

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
O cavaleiro Fernando Mascarenhas, 21


O príncipe William baiano

Por pouco, o estudante baiano Fernando Mascarenhas não recebeu um título nobiliário no sobrenome. Batizado Mascarenhas como o pai, ele não ganhou o complemento Príncipe de Oliveira, da mãe, mas diz que não se ressente. "Eu sou rei", brinca ele, na Sociedade Hípica Paulista, onde houve até domingo o torneio Athina Onassis Horse Show.

 

Camisa social azul clara, gravata branca fina, calça de cavaleiro e botas de montaria, Fernando encarna uma espécie de príncipe William baiano: é alto, louro de olhos azuis, tem as bochechas irrigadas de sangue e vai herdar uma empresa de embalagens de aço -é assumidamente "bem de vida". Não bastasse a semelhança física com o nobre inglês, ele ainda tem uma ex-namorada de quem os amigos não gostam muito e é amado pelas dasluzinhas.
 

O namoro com a ex-felizarda durou cinco anos. E o rapaz ficou triste com o término? "Sei lá", diz ele, rindo. Sua mãe, Glória, conta que já fez até novena para os dois voltarem: "Quando namorava, ele não trocava o dia pela noite".
 

Fernando está achando ótima a comparação com o herdeiro do trono inglês: "Quero ver as mulheres que eu vou pegar com isso. Quando sai a matéria?", pergunta ele, que em Salvador pilota um Mercedes Benz SLK conversível, tem dois cavalos de "linhagem francesa" e adora roupas. Suas grifes preferidas são Armani (camisa), Diesel (calça) e Prada (óculos).
 

A mulher de que ele gosta é, em sua própria definição, "arrumada". Ele aponta alguns exemplos: todas têm cabelos lisos, luminosos e obedientes, que escorrem em abstraídos meneios de cabeça; as jóias, os óculos de sol e a bolsa parecem grandes demais para elas. A impressão é a de que pegaram tudo no armário da mãe. O grupo de cinco se derrete unânime ao falar de Fernando: "Ele é superbonito, supersimpático, superdisputado. E rico, né?".
 

"Quem ficou com ele se apaixonou logo no beijo", assegura a veterinária Julia Piccoli, 18. Todas concordam -mas ninguém ali teve a experiência, segundo dizem. Nas férias, quando quer esquiar na neve, ele vai para Lake Tahoe, na Califórnia; no mar, vai para Guarajuba, na Bahia; ou então para o leste dos EUA, onde tem apartamento em, bem, em Miami.
 

OK, é um nobre brasileiro. (PAULO SAMPAIO)

Ao portador
A TAM está distribuindo cheques de R$ 30 mil como adiantamento da indenização para as famílias de vítimas do acidente aéreo de 17 de julho. É adiantamento mesmo: o valor terá de ser descontado do montante final.

 

Só algumas das famílias têm aceitado o dinheiro -outras reclamam, dizendo que o valor deveria ser uma ajuda de custo, sem descontos futuros. A TAM não comenta o assunto.

SUSTO NO AR 1
Passageiros do vôo 3813 da TAM que partiu de Brasília na sexta com destino a Guarulhos tomaram um susto: a tampa interna do escorregador da saída de emergência de um Fokker-100 desprendeu-se de forma abrupta. Na escala em Goiânia, cinco técnicos da manutenção da companhia entraram na aeronave e lacraram o dispositivo. A operação durou uma hora.

SUSTO NO AR 2
Para a TAM, a "história está exagerada porque foi descrita por pessoas que não entendem nada do equipamento". A empresa diz que a tampa pode ter sido deslocada até por um tropeço de algum passageiro e que o vôo poderia ter seguido sem essa capa. "Não sabemos nem o que falar de tão simples que é", informa a empresa.

MEIO TORTINHA
Já no vôo 3368, de SP a Vitória, também na sexta, o comandante avisou aos passageiros que iria atrasar porque "a tampinha" da válvula de abastecimento da aeronave estava "meio tortinha". Vinte minutos depois, ele voltou ao microfone para anunciar a troca da peça por uma "novinha em folha". A TAM diz que esse é um procedimento normal de manutenção, que pode ser feito "com ou sem passageiros" a bordo.

TOLDO ERRADO
O restaurante Josephine, na Vila Nova Conceição, foi lacrado pela prefeitura por manter um toldo irregular na fachada e ocupar uma área maior do que a permitida no alvará.
 

O restaurante diz que vai se adequar nos próximos dias.

CADEADO
O bar Santo Antônio, na rua Mário Ferraz, e um escritório na rua Sampaio Vidal também foram fechados pela prefeitura. O primeiro por falta de alvará, o segundo por não seguir a lei de zoneamento.

SHOWBUSINESS
Nomes da cultura como o ministro Gilberto Gil, o cineasta Luiz Carlos Barreto e Paulo Mendonça, diretor-geral do Canal Brasil, irão à Bovespa no dia 16, às 17h. Falarão sobre convergência de tecnologias e da arte como negócio.

PAPEL PASSADO
A atriz Vera Gimenez entrou com uma ação de danos morais contra a "Playboy", que publicou, em janeiro, entrevista de seu ex-marido Jece Valadão, morto em 2006. Na reportagem, Valadão dizia que um dos maridos de Vera morreu de Aids e que ela "fica preocupada, na expectativa de ter o vírus incubado". O advogado Sylvio Guerra assina o caso. A revista diz que não irá se pronunciar porque não foi notificada.

OPALÃO SERTANEJO
O cantor Luciano Camargo, irmão de Zezé, foi parar no "Lata Velha", quadro do "Caldeirão do Huck" que reforma carros caindo aos pedaços. No caso, um Opala 1973 que o sertanejo comprou de um segurança.

O MUSICAL "MUSICAL"
Novo musical a caminho de SP: versão da ópera "Aída", produção da Disney com trilha de Elton John e Tim Rice, deve estrear em março de 2008.
 

Os responsáveis pela montagem brasileira pensam em batizar o espetáculo tupiniquim simplesmente de... "Musical".

CURTO-CIRCUITO

O DOCUMENTÁRIO "PERSON" , sobre o cineasta Luiz Sérgio Person, tem pré-estréia hoje, às 21h30, no Espaço Unibanco.
A BANDA ENÉAS E OS IMORAIS , que toca versões inusitadas de músicas de artistas como Janis Joplin e Elvis Presley, faz show no Grazie a Dio!, na Vila Madalena.
O FINLANDÊS MIKA HAKKINEN , bicampeão mundial de Fórmula 1, comanda happy hour no bar Dona Flor, em Moema, com ação pelo consumo responsável de bebida.
A BANDA INGLESA New Model Army faz tarde de autógrafos na London Calling CDs, a partir das 16h.
O PSICOTERAPEUTA FLÁVIO GIKOVATE lança hoje, às 19h, o audiolivro "O Mal, o Bem e Mais Além - Egoístas, Generosos e Justos", na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
O CANTOR GILBERT apresenta o show "Bon Voyage" no Tom Jazz (avenida Angélica, 2.331).
O RESTAURANTE NAKOMBI lança carta de vinhos em comemoração ao seu aniversário de dez anos.

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Supernovas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.