São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encapuzados roubam obra de Monet na França

Ladrões levaram dois Brueghel e um Sisley

DA REPORTAGEM LOCAL

Homens encapuzados e armados levaram ontem do Museu de Belas Artes de Nice, na França, dois quadros do holandês Jan Brueghel, um do francês Claude Monet (1840/ 1926) e um de Alfred Sisley (1839/ 1899). Segundo a polícia, as obras têm "valor inestimável" e são consideradas "invendáveis", pela fama e preço. Por isso, os investigadores acreditam que o roubo foi encomendado.
Duas telas - "Falaises près de Dieppe" (pintada em 1897), de Monet, e "Allée de Peupliers de Moret" (1890), de Sisley- já tinha sido roubadas do mesmo museu em 1998. As peças foram recuperadas intactas uma semana depois, em um barco em conserto na costa francesa. O curador do museu à época foi condenado em 2002 por ter planejado o roubo, com o auxílio de dois comparsas.
O quadro de Sisley também fora roubado em outra ocasião, em 1978, quando o museu de Nice o emprestou para uma exposição em Marselha (França).
As obras de Brueghel roubadas ontem foram "Allégorie de L'Eau" e "Allégorie de la Terre".
Sem pagar ingresso, porque as entradas ontem eram gratuitas, os ladrões (quatro ou cinco) entraram no museu, que fica no centro de Nice, por volta das 13h locais. Tomaram o controle de dois andares e dominaram pelo menos quatro funcionários. Segundo a vice-diretora da instituição, os encapuzados pretendiam levar uma quinta obra, mas não tinham mais sacos para colocá-la.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Música: Jazzista Art Davis Morre aos 73 anos
Próximo Texto: Músico Zygmunt Kubala morre tocando em igreja
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.