São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Para fagotista, crise na Osesp é desproporcional

DA REPORTAGEM LOCAL

O fagotista Fábio Cury, um dos sete instrumentistas demitidos no último dia 20 da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paul o), afirma continuar a considerar desproporcional o rumo que a crise naquela orquestra sinfônica tomou.
Cury, que presidia a Aposesp, a associação dos músicos, disse que a entidade procurou dialogar com os maestros John Neschling e Roberto Minczuk, para que se resolvesse de forma menos traumática um episódio -a suspensão de um oboísta- que gerou todo o conflito interno.
Juntamente com Cury foram demitidos a violinista Andréa Campos Misiuk, o flautista Rogério Wolf, os contrabaixista Sérgio de Oliveira e Jefferson Colaccico, o trompista Luiz Garcia e a violista Tânia Campos Kier.
Segundo o fagotista, os dois maestros se mostraram fechados ao diálogo e utilizaram o incidente para dar uma prova de força gratuita e ainda atingir a associação dos músicos.
Ele diz também não ter conhecimento -a crise eclodiu numa semana em que não estava escalado para tocar, razão pela qual não participou dos ensaios- de tentativas de alguns de seus colegas de incitar os demais integrantes da orquestra a desafiarem o maestro Minczuk, cruzando os braços ao receberem o sinal de entrada para seus instrumentos.
Neschling, na única oportunidade em que se pronunciou sobre a crise, disse que a direção da associação dos músicos exortou à indisciplina e fomentou a quebra de hierarquia, sobre a qual as demissões foram uma resposta.
Cury condenou o que qualificou de "autoritarismo" do diretor artístico da Osesp e de seu adjunto e disse que a condenação é compartilhada por músicos de fora da orquestra, no Brasil e no exterior, conforme demonstram manifestações de solidariedade que têm sido recebidas.


Texto Anterior: Música: Bethânia celebra a MPB em auto-homenagem
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: Professor da Faap ministra curso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.