UOL


São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Gontijo Teodoro, apresentador do telejornal "testemunha ocular da história" por 19 anos, morre no Rio

Voz firme do "Repórter Esso" se cala aos 78

DA REPORTAGEM LOCAL

Gontijo Teodoro, que apresentou o consagrado telejornal "Repórter Esso" por 19 anos, morreu na madrugada de ontem, em sua casa, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Aos 78 anos, o jornalista foi vítima de um infarto.
Mineiro da cidade de Araxá, ele iniciou sua carreira como locutor da rádio Bandeirantes, em São Paulo, passou pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e ficou famoso ao comandar o conceituado noticiário da extinta TV Tupi entre 1952 e 1970.
Antes de dar voz ao programa marcado pelo slogan "testemunha ocular da história", Gontijo havia tido sua primeira experiência na televisão como apresentador do "Retratos da Semana".
No "Repórter Esso", que também começou no rádio, o locutor entrava no ar às 20h e narrava as notícias com a voz firme e entonação radiofônica -características do período de transição de estilo da AM para a televisão, inaugurada no Brasil em 1950.
Após a extinção do telejornal, ele continuou como locutor da Rádio Nacional até seu programa ser tirado do ar, em 1979.

Novos tempos
Autor dos livros "Jornalismo na TV" e "Você Entende de Notícias", Gontijo enfrentou dificuldades em arrumar emprego a partir dos anos 80, época da consolidação da TV Globo, do "Jornal Nacional" e de uma nova linguagem televisiva.
Segundo o site da Globo News, nos últimos anos o jornalista estava descontente com o rumo dos atuais telejornais e chegou a afirmar que "tudo se transformou em "show business'".
Gontijo morava com sua mulher, Silvia, e atualmente estava trabalhando com publicações ligadas ao turismo.
Seu corpo seria velado ontem em Petrópolis e enterrado na manhã de hoje na cidade serrana do Rio de Janeiro.


Texto Anterior: O mago: "Não dou conselhos", diz Paulo Coelho
Próximo Texto: Festival de Veneza: Mostra chega ao fim hoje com paradoxo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.