São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZIANAS

APOSTA 1
Uma equipe de TV de Hong Kong está perguntando a jornalistas estrangeiros no Festival de Veneza qual filme deve ganhar o Leão de Ouro hoje à noite. A co-produção brasileira "Birdwatchers" divide as preferências com a animação japonesa "Ponyo".

APOSTA 2
Entre os italianos, porém, a aposta é outra. Após passarem o festival colocando suas fichas em "Ponyo", eles mudaram de opinião anteontem, após a exibição de "The Hurt Locker". O filme de guerra da norte-americana Kathryn Bigelow disparou na frente. Ontem, ela já ganhou um prêmio paralelo, de uma marca de óculos.

CONJUNTO DA OBRA
Outros prêmios paralelos foram entregues ontem. O mais importante foi para o italiano Ermanno Olmi, 77, que recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto da obra. Olmi já havia recebido o prêmio em 1988, por "A Lenda do Santo Beberrão". Ele também foi premiado em Cannes, dez anos antes, com "A Árvore dos Tamancos".

BRASIL
E, além de "The Wrestler", há chances para "Rachel Getting Married", de Jonathan Demme. Ele fez um retrato de sua América pessoal, multicultural e multirracial. "Me perguntaram se o filme é sobre casamento inter-racial, já que o noivo é negro e a noiva, branca. Não é." Mas é étnico, por assim dizer: na festa de casamento, tem até uma escola de samba brasileira.

VIDA E ARTE
A diretora belga Agnès Varda, 80, fez de sua história o documentário "Les plages d'Agnès" (as praias de Agnès), exibido fora de concurso, na quarta. "É o retrato de uma mulher que está envelhecendo, e não de uma mulher que vai morrer", disse ela, em coletiva.


Texto Anterior: Lutador, Mickey Rourke "ressuscita" em Veneza
Próximo Texto: Cinema: Michael Moore libera novo filme de graça na web
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.