São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pioneira do rock alternativo, Dinosaur Jr. faz shows em SP

Grupo fundador da cultura indie toca pela primeira vez no país

CARLOS MESSIAS
DO AGORA

Camisas de flanela, tênis All Star e cabelos desgrenhados. Antes da explosão do grunge nos anos 1990, essas já eram as credenciais da banda Dinosaur Jr., formada em Amherst, Massachusetts (EUA), em 1984.
O trio faz dois shows em São Paulo nos dias 28 e 29 de setembro, no Comitê Club, depois de passar por Recife, onde é a atração principal do festival No Ar Coquetel Molotov, e Salvador.
Após a dissolução do grupo, em 1997, o Dinosaur Jr. voltou à ativa em 2005 com sua formação original. "Essa volta foi uma ideia do meu empresário. Ele falou com os outros integrantes e eu fui o último a ser convencido", afirma J Mascis, guitarrista e vocalista da banda.
Desde o retorno, o grupo lançou dois álbuns que retomam os riffs distorcidos, os longos solos de guitarra e os vocais melancólicos. "Não sou a pessoa mais feliz do mundo", explica.
Esta receita passou a predominar no som do Dinosaur após o disco "Bug" (1989), último gravado antes da saída nada amigável do baixista Lou Barlow.
A primeira turnê da carreira do trio foi abrindo para o Sonic Youth, de Nova York.
Além destas, outras bandas separadas geograficamente como R.E.M., Meat Puppets e Hüsker Dü implementaram a cultura de gravação, distribuição e excursão independente, que explodiu com a cena de Seattle. Kurt Cobain, líder do Nirvana, era fã declarado de todos esses grupos.

DINOSAUR JR.
QUANDO 28 e 29 de setembro, às 23h
ONDE Comitê (r. Augusta, 609, tel. 0/xx/11/3237-3068)
QUANTO R$ 80 (2º lote à venda pelo tel. 4003-1212)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Texto Anterior: Venezianas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: São Paulo à la carte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.