São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

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Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Globo
SANDY E JUNIOR GRAVAM ‘CASSETA & PLANETA’ Junior, Sandy e Beto Silva em gravação, nesta semana, do "Casseta & Planeta"; a dupla substitui os agentes Fucker e Sucker e investiga máfia de pirataria eletrônica

Teles vão matar competição na TV paga, diz Net

A entrada das companhias telefônicas na distribuição de TV paga, como querem Telefônica e Telemar, vai matar a concorrência no setor, em vez de aumentar a competitividade e reduzir preços ao consumidor.
A afirmação é de Francisco Valim, presidente da Net, maior operadora do país. A Net é o principal alvo da Telefônica, que pretende lançar ainda neste mês, em São Paulo, serviço de TV paga via satélite.
O principal objetivo da Telefônica, ao oferecer TV paga, é impedir o crescimento da Net sobre sua clientela. Desde abril, a Net vende pacotes que combinam telefone fixo com banda larga e TV paga e vem tirando clientes da Telefônica.
Para Valim, a entrada das teles na TV paga será "devastadora". Como as teles são financeiramente muito mais potentes (detêm 90% de todo o mercado de telecomunicações; já há mais assinantes de banda larga do que de televisão), as operadoras de TV paga não terão como competir com elas, diz.
A conseqüência seria a quebra das operadoras de TV paga, o fim da competição e "a expansão do monopólio" das teles.
Valim defende que as telefônicas sejam impedidas de vender TV pelos próximos cinco anos. Nesse período, as operadoras conseguiriam avançar no terreno das teles e passariam a ser competitivas. Hoje, mais de 80% de suas receitas vêm da TV por assinatura. O "ideal", para Valim, seria ser um terço de TV paga, um terço de banda larga e outro terço de telefonia fixa.
A Telefônica não quis comentar as declarações da Net. A associação que a representa, a Abrafix, contesta o argumento de que as operadoras de TV paga são frágeis. "Algumas pertencem a grupos econômicos de porte equivalente ou maior ao de várias concessionárias", disse em nota à Folha.
Para a Abrafix, a entrada das teles na TV paga é "fundamental para o amadurecimento do setor no Brasil". "O equilíbrio competitivo será naturalmente conferido pelo mercado e clientes", afirma. Argumenta ainda a associação que, se a TV paga pode vender telefonia, é "natural" que as teles ofereçam TV por assinatura.

SETEMBRO NEGRO 1 O mês de setembro foi péssimo para a Globo no Ibope. Em relação ao mesmo mês do ano passado, sua audiência média diária caiu 2,5 pontos na Grande São Paulo (de 22,7 para 20,2). Em outras palavras, a Globo encolheu mais do que uma Band inteira (média diária mensal de dois pontos).

SETEMBRO NEGRO 2 A "culpa" não foi só do horário eleitoral gratuito. Isso porque o total de televisores ligados caiu menos (dois pontos). Todas as redes perderam audiência, menos a Record.

JANELA CURTA A Record vai estrear a série "Heroes", sucesso na TV americana, no primeiro semestre de 2007, apenas algumas semanas após o lançamento no canal pago Universal Channel.


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