São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Para Zezé, crítica quer ver "deslizes" do duo

Novo disco da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, "Diferente" chega às lojas

Repertório do álbum vai de Beatles a boleros, passando por forró e Freddie Mercury; Chico Buarque e Ivete Sangalo participam


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Zezé Di Camargo e Luciano estão lançando "Diferente", o 16º álbum desta dupla responsável por mais de 20 milhões de discos vendidos. O sucesso popular sempre foi inversamente proporcional às cotações recebidas da crítica. Isso não deve mudar, mesmo com a participação de Chico Buarque no CD.
"Uma parte da crítica espera qualquer deslize da gente... mesmo sem deslize, eles batem", disse Zezé Di Camargo, em entrevista, anteontem. "Nunca vamos ser aceitos. Pode colocar Jesus Cristo cantando com a gente. A resistência não é com aquilo que fazemos, é com a gente mesmo."
Zezé afirma que o convite a Chico Buarque, que canta com a dupla "Minha História", não foi feito com a intenção de aproximá-los de um público novo. "Não gravei com o Chico Buarque esperando tocar na Alpha FM. Gravei com o Chico esperando que o Chico toque na rádio Tupi e na Nativa."
Sobre a falta de reconhecimento da crítica, ele diz: "Já incomodou mais, mas ainda incomoda. Cai o pau um pouquinho, o tesão. Mas é necessário, acaba provocando estímulo. Não vejo isso com mágoa, mas como uma provação".
Além de Chico, "Diferente" traz a participação de Ivete Sangalo, no forró "Amor Que Fica". O álbum, quase todo gravado ao vivo, tem também o cover "Hey Jude" (Beatles) e "How Can I Go On?" (Freddie Mercury). "O disco começa com forró, tem Chico Buarque, Freddie Mercury, tem os nossos bolerões românticos... mais diferente que isso, impossível."
O novo caminho trilhado em "Diferente" foi motivado pelo sucesso do filme "Dois Filhos de Francisco". "O filme posicionou a gente para um público que até então não estava acostumado a Zezé Di Camargo & Luciano. Muitas pessoas compraram o CD da trilha do filme, com Caetano, Bethânia. Se fôssemos fazer um disco com o mesmo tipo de música que cantamos há 15 anos, seria como recuar num processo."
"Amor Que Fica", a canção com Ivete Sangalo, é a música programada para tocar em alta rotação nas rádios durante o verão. Estratégia para fisgar um público mais jovem? "Nosso público já é extremamente jovem", diz Zezé. "Segundo uma pesquisa do Instituto Cidadania ["Perfil da Juventude Brasileira", de 2004], a música que o jovem mais ouve é a sertaneja. E dentro do sertanejo, Zezé Di Camargo & Luciano."
"Dois Filhos de Francisco", o filme, foi a maior bilheteria de um longa nacional em 25 anos (após "Dona Flor..."). Mas o fato de a produção não ter sido indicada ao Oscar de filme estrangeiro em 2005 magoou a dupla. "Qualquer crítico de cinema no Brasil, me mostre onde "Paradise Now" é melhor do que "Dois Filhos de Francisco'", afirma Luciano, que se diz amante de cinema alternativo.
Sobre política, a dupla se divide. Zezé diz não se arrepender de ter apoiado Lula em 2002. Luciano, sim.


DIFERENTE
Artista:
Zezé di Camargo & Luciano
Lançamento: Sony BMG
Quanto: R$ 25, em média


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: "Reality show": Série mostra bastidores da publicidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.