São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Gravação inédita traz John Coltrane em fase free jazz

Apresentação do músico tem Alice Coltrane ao piano e foi recuperada dos arquivos de uma rádio; é de 1966, pouco antes de sua morte

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

John Coltrane morreu há mais de quatro décadas. Mesmo assim, às vezes os fãs ainda são presenteados com o lançamento de material inédito. É o caso de "At Temple University 1966", com uma desconhecida apresentação do saxofonista captada oito meses antes de sua morte.
O Coltrane (1926-1967) estampado nesse concerto, resgatado dos arquivos de uma rádio, não é do tipo que agrada todos os seus seguidores.
Isso porque a gravação é de uma época em que o mítico saxofonista havia abraçado o free jazz e levado sua sonoridade a extremos ruidosos, considerados exageradamente agressivos e dissonantes por muitos ouvintes. Todavia, para os que se interessam pela face mais experimental e radical do músico americano, esse "novo" álbum é motivo de festa.
O disco é composto por três longos temas ("Naima", "Crescent" e "Leo") representativos de fases distintas da carreira de Coltrane -mas todos filtrados pela pegada free jazzística do período.
Surpreende a desenvoltura de Alice Coltrane (1937-2007), que assumira o piano havia pouco tempo, com a ingrata tarefa de substituir McCoy Tyner. Com dedilhado sutil e ligeiro, cria um contraste sedutor com o sopro vulcânico do saxofonista.
"Leo", que encerra o disco, revela os momentos mais intensos do show. Junto a Coltrane, outros dois saxofonistas e um grupo de percussão ajudam a criar, por cerca de 20 minutos, passagens incendiárias, exemplares do que melhor se produziu naqueles tempos revoltos.

AT TEMPLE UNIVERSITY 1966 ARTISTA John Coltrane LANÇAMENTO Free Factory QUANTO US$ 20,98 (R$ 35,45, mais taxas, na Amazon) AVALIAÇÃO ótimo JOSÉ SIMÃO O colunista é publicado no °° caderno Eleições 2010


Texto Anterior: Paul McCartney: Porto Alegre divulga preços de ingressos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.