São Paulo, terça, 6 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lauryn Hill

especial para a Folha

Hip hop soul é o nome dado a um subgênero do rap onde, grosso modo, o rapper também sabe cantar. No caso de Lauryn Hill, vocalista do milionário trio Fugees, essa exigência não é só atendida, ela é atendida com proficiência.
E se "The Miseducation of Lauryn Hill", o primeiro disco solo, tem porções evidentes de seu talento como cantora, oferece também composições de quilate, que nos Fugees associaríamos de imediato a Wyclef Jean.
Ela obviamente fala de si, mas insere universalidade na narrativa. "Podia ser tão simples/ (...)/ Amar você é como uma batalha/ E nós dois terminamos com cicatrizes/ Diga-me quem eu preciso ser/ Para ter alguma reciprocidade/ Ninguém ama você mais do que eu/ E ninguém jamais amará."
Lauryn acaba de ter um filho, Zion, cujo avô é Bob Marley, e a experiência é evidenciada no disco. "To Zion", faixa que conta com a guitarra de Santana não em seus melhores dias, é um sincero e decentíssimo libelo -desculpe-me o leitor- a favor da vida: "Eu sabia que sua vida merecia uma chance/ Mas todo mundo dizia para eu ser esperta/ 'Pense na sua carreira'/ (...) 'Lauryn, baby, use sua cabeça'/ Em vez dela usei meu coração."
Para uma menina de 22 anos que se diz ao mesmo tempo "feliz e confusa" e que tenta "descobrir o que fazer com a própria vida", "Miseducation" surpreende. Não se deve ignorar que os Fugees venderam 17 milhões de discos, e o efeito disso num artista estreante.
Ainda assim, o disco resulta musicalmente consistente, com faixas que remetem a Steve Wonder (sobreposições de vozes e timbres incrivelmente semelhantes), arranjos que não cedem espaço à afetação (um pouco, é verdade, daquelas interjeições dos Fugees), convidados como D'Angelo e Santana, e duas faixas-bônus, uma delas "Can't Take My Eyes off You".
Se quiser uma música para dançar, obviamente tem, e a deliciosa "Doo Wop (That Thing)" está forte nas paradas da MTV americana. "Miseducation" estreou em primeiro no "Hot 200" da "Billboard" e aí continua, tendo vendido 2 milhões de cópias em apenas cinco semanas. Vale fácil os 25 paus. (PV) ²

Onde importar: Truck's (rua 24 de Maio, 116, 1º andar, tel. 011/222-6690)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.