São Paulo, terça, 6 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Museu homenageia nomes como Walter Smetak, Torquato Neto, José Agrippino de Paula e Flávio de Carvalho
Casa das Rosas saúda os marginais

Folha Imagem
Flávio de Carvalho desfila seu "new look" no centro de São Paulo em 56


Ao lado, Flávio de Carvalho desfila seu "new look" no centro da cidade em 56; mais à dir., atualização do desfile do artista plástico concebida por Carlos Miele CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

A Casa das Rosas saúda os marginais da cultura e pede passagem. Apropria-se, a partir de hoje, de uma das máximas de Hélio Oiticica - "Seja Marginal Seja Herói"- para homenagear alguns iconoclastas da cultura brasileira, entre eles o próprio artista carioca.
A palavra "iconoclasta", que significa aquele que destrói seus ídolos e não respeita as tradições, cai muito bem para esses marginais da cultura brasileira, nomes como Jorge Mautner, José Agrippino de Paula, Walter Smetak, Torquato Neto e Flávio de Carvalho (veja lista de homenageados e homenageantes em quadro ao lado).
A festa começa às 18h, se a chuva permitir, com um desfile que pretende refazer o passeio/performance que o arquiteto e artista plástico Flávio de Carvalho realizou em 1956 pelo centro da cidade, em que apresentava seu "new look", composto de saia plissada, meia arrastão, blusa e sandália de couro. Sua proposta era adaptar o figurino masculino aos trópicos.
Logo em seguida, às 19h, o samba do grupo Taketedrums (corruptela para "pegue os tambores") toma conta da avenida para receber Joãosinho Trinta, carnavalesco homenageado com samba-enredo e instalação do também iconoclasta Nelson Leirner, que montou banquetes antropofágicos a partir das obras do carnavalesco e de Leonardo da Vinci.
O relógio avança uma hora e Jorge Mautner e seu parceiro Nelson Jacobina sobem no palco e nas paredes, literalmente, na mostra de fotografias e de vídeos de Fernando Laszlo e Piche Martirani (leia texto sobre Mautner ao lado).
A festa começa a terminar às 21h, com a apresentação de fragmentos de "Rito do Amor Selvagem", do dramaturgo e artista multimídia José Agrippino de Paula, pelo grupo A Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades. O grupo, sob direção de Lygia Veiga, é composto por 24 atores e músicos que atuam sobre pernas de pau.
²

Mostra: Iconoclastias Culturais Onde: Casa das Rosas (av. Paulista, 37, tel. 011/251-5271) Vernissage: hoje, a partir das 18h (com o desfile em homenagem a Flávio de Carvalho) Quando: de terça a domingo, das 12h às 20h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.