São Paulo, Sábado, 06 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILOSOFIA
Filósofo francês lança livro de ensaios
USP homenageia Claude Lefort


da Reportagem Local

O filósofo Claude Lefort, 77, foi homenageado na quarta-feira pelo Departamento de Filosofia da USP, quando lançou o livro "Desafios da Escrita Política" (Discurso Editorial, 380 págs., R$ 20), reunião de ensaios publicados originalmente na França em 1992.
A influência de Lefort no desenvolvimento dos estudos filosóficos no Brasil e, particularmente, na formação dos pensadores da USP foi ressaltada pela professora titular do Departamento de Filosofia da universidade, Marilena Chaui, e por José Arthur Giannotti, professor emérito da USP e presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
Giannotti recordou o impacto que o grupo responsável pela revista "Socialismo ou Barbárie", liderado na França por Lefort e Cornelius Castoriadis na década de 50, teve sobre os pensadores brasileiros que fundaram em 1958 o Seminário Marx, para ler "O Capital", entre eles o próprio Giannotti e o presidente Fernando Henrique Cardoso. O grupo de Lefort e Castoriadis foi o primeiro na França a fazer a crítica do stalinismo e do totalitarismo de uma perspectiva de esquerda.
Chaui falou primeiro da importância das análises de Lefort sobre o fenômeno burocrático, "uma forma de poder e não um mero sistema organizacional". A seguir, ressaltou a novidade de sua concepção da democracia, "não um regime político, mas uma formação social e criação de direitos".
Os escritos de Lefort sobre a democracia marcaram parte da esquerda brasileira durante a abertura política nos anos 70 e influenciaram, em grande medida por meio de Chaui, idéias defendidas pelo PT, sobretudo nos seus primeiros anos, na década de 80.
Claude Lefort esteve várias vezes no Brasil a convite da USP para aulas e conferências, inclusive nos anos mais duros do regime militar, quando, segundo Chaui, "corria o risco de ser visto como colaborador da ditadura em seu país".
Entre as obras mais importantes de Lefort estão "Maquiavel - O Trabalho da Obra" (1972, inédito em português), "As Formas da História" (1979) e "A Invenção Democrática -Os Limites do Totalitarismo" (1983), ambos reuniões de artigos editados pela Brasiliense.
(FBS)

Texto Anterior: Festival: MIS exibe 71 novos vídeos em SP
Próximo Texto: Patrimônio: Casa de Euclides está em estado de degeneração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.