São Paulo, Sábado, 06 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO LANÇAMENTOS
Diário e fotos revisitam o furacão punk

Reprodução
Sid Vicious, baixista do Sex Pistols, com amigas, em outubro de 1976


THALES DE MENEZES
da Reportagem Local


"Vacant: A Diary of the Punk Years 1976-79" consegue, 20 anos depois do furacão punk, mostrar fatos e fotos que ainda permaneciam inéditos. Lançado nos EUA e Inglaterra, é obrigatório para quem pretende descobrir como aqueles moleques de calças remendadas com alfinetes mudaram o curso do rock.
Quem escreve e fotografa entende do assunto. Nils Stevenson foi contratado pelo empresário Malcolm McLaren, criador dos Sex Pistols, para cuidar das turnês do grupo. O que significava guiar a van, ajudar a carregar as malas e ficar ao lado da primeira banda punk inglesa nas inevitáveis brigas de rua. Seu irmão, Ray Stevenson, era fotógrafo free-lancer.
Nils fez um breve diário, que praticamente serve de legendas para as fotos de Ray. Entre os ineditismos estão fotos do primeiro show dos Pistols, em 1976, e cenas de palco e bastidores da famosa turnê britânica dos Pistols com o Clash e os Heartbreakers, marco histórico do movimento.
Há uma foto de um show dos Pistols em que é possível ver Chrissie Hynde delirando na primeira fila, anos antes de formar o Pretenders. Em outro clique, Ray fotografa o irmão Nils na praia com a namorada, a rainha gótica Siouxsie, torrando sob o sol.
Quanto aos textos, o testemunho de Nils ganha mais importância porque, a cada ano, a tendência de quem não viu a explosão punk ao vivo é dourar o movimento. Nos relatos do autor e em vários depoimentos dos personagens, é possível ver como o punk sofreu pressões de todos os lados e não conseguia deixar seu gueto. Só anos depois, diluído pela mídia, o punk seria aceito no planeta. Mas os primeiros anos, a verdadeira luta musical anarquista, está nesse período muito bem registrado pelos irmão Stevenson.


Avaliação:     


Livro: Vacant: A Diary of the Punk Years 1976-79 Autores: Nils Stevenson (texto) e Ray Stevenson (fotos) Editora: Thames and Huston Quanto: US$ 19,95 (130 págs.) Onde importar: www.amazon.com

Texto Anterior: Museu deve R$ 40 mil desde agosto
Próximo Texto: Brasileiros também ganham seu volume
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.