São Paulo, Sábado, 06 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA
"Avental" reúne ótimas receitas

NINA HORTA
Colunista da Folha


Quem quer estar bem informado lê a coluna da Joyce Pascowitch, na Folha. Ela traz os furos, as tendências, os comportamentos, as festas, a política, o mundo, os bastidores de tudo.
Em 97, a colunista criou uma pequena seção, com o nome de "Avental", frequentada por gulosos e cozinheiros. Era o lado quituteiro da Joyce pedindo licença. Queria receitas rápidas, eficientes e gostosas. As respostas foram chegando.
Os leitores, no café, já sabiam o que iam comer no almoço. Recortavam. Muito marido leu o jornal com um buraco negro na coluna. Um furo!
Podia ser uma entrada de melão cantaloupe com gengibre desfiado, servida por Maria Ignez Barbosa nos almoços de outono da Embaixada do Brasil em Londres. Melão com gengibre, no outono, na embaixada... E lá ia a tesoura.
Salada todo mundo come, só que a do chef Atala tinha um senhor molho: 1/2 copo de vinho branco, duas colheres de vinagre branco, 50 g de queijo de cabra cremoso, uma colher de tomilho fresco, sal e pimenta a gosto. Estava salva a alface de todo dia.
Ana Soares mandou um macarrão: era só derreter manteiga, juntar suco de limão e deixar ferver. Acrescentar creme de leite fresco e sálvia, temperar com noz-moscada e pimenta-do-reino. Uhmm.
Do Caffé Gero veio um sanduíche de peito de peru defumado com alface temperada com mostarda de Cremona -tudo numa baguete estalando de quente.
O Luigi Tartari arrasou. Sugeriu lascas de queijo parmesão Reggiano ou Grana Padano servido com mel de trufas brancas.
Nem só de trufas vive o homem. Massimo Ferrari apareceu com umas humildes abobrinhas que não fazem feio em mesa de rei: cortadas em fatias bem finas e grelhadas em chapa bem quente. Por cima, bem picadinhas, azeitonas pretas, alcaparras, manjericão, salsa, sal, azeite de oliva e vinagre balsâmico. Tudo sem exagero, só polvilhado, para comer com uma fatia de pão italiano.
Um belo dia, uma colaboradora da Folhinha, de nome Edilamar, encontrou Joyce na redação. Puxou o cabelo da testa e disse: "Oi Joyce, por que você não faz um livro com as receitas do "Avental'?". Era uma boa idéia e Joyce não é de deixar passar uma boa idéia.
O livro "Avental - Prazeres Frugais" cabe na palma da mão. Um puro objeto de desejo. Difícil foi escolher as receitas. Que tal a do Oriental? Arroz com bacalhau desfiado... Ou os camarões com baunilha do Bassoleil?
A sopa de coco fresco do Spot não poderia ser melhor. Tem a batata do Tambor, o espaguete com alho do Ravioli. Ah, tanto faz, todas são ótimas.
E deu no que deu. Sessenta receitas reunidas mostram as tendências dos últimos anos -divididas por estações e com sugestões de cardápios-, apresentadas de uma forma linda, com ilustrações de Alex Cerveny e projeto gráfico de Moema Cavalcanti.


Avaliação:    


Livro: Avental - Prazeres Frugais Autor: Joyce Pascowitch Editora: Publifolha Quanto: R$ 22


Texto Anterior: Infantil: Clarice vai "historijar" as crianças
Próximo Texto: Hobby de Joyce é cozinhar
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.