São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre autor de "Parque dos Dinossauros"

Escritor Michael Crichton lutava contra o câncer e teve diversos livros adaptados para o cinema, além de criar a série "E.R."

Norte-americano ficou famoso pelas tramas científicas e trabalhou nos roteiros da série "Parque dos Dinossauros"


DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor norte-americano Michael Crichton, autor da saga "Parque dos Dinossauros" e criador do seriado "E.R.", morreu anteontem aos 66 anos, em Los Angeles (EUA). Seu site oficial (www.michaelcrichton.net) informa que Crichton morreu "inesperadamente" e que lutava contra o câncer, sem especificar qual tipo.
Chrichton largou a medicina para se dedicar à carreira de escritor e vendeu mais de 150 milhões de livros pelo mundo. Mais de uma dezena de seus romances foi adaptada ao cinema, como os filmes "Jurassic Park - Parque dos Dinossauros" (93); "Twister" (96); "Congo" (95) e "Assédio Sexual" (94), estrelado por Demi Moore e Michael Douglas.
Também dirigiu filmes como "Westworld" (73) e "Coma" (78) e foi indicado sete vezes ao Emmy pela série hospitalar "E.R." -a produção foi ao ar entre 1994 e 2008 e ganhou o prêmio de melhor série dramática em 1996.
O autor ficou conhecido pelo estilo que misturava tramas científicas misturadas a suspense e aventura, como "O Homem Terminal"; na história, um especialista em ciência da computação tem eletrodos implantados em seu cérebro.
"Por meio de seus livros, Michael Crichton serviu de inspiração para estudantes de todas as idades, desafiou cientistas em diversos campos e iluminou os mistérios do mundo de uma maneira que todos nós pudéssemos entender", diz a família do escritor no site.
Para Steven Spielberg, diretor de "Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros" e a seqüência "O Mundo Perdido: Jurassic Park" (97) -dois dos maiores blockbusters dos anos 90-, "o talento de Michael superava até mesmo os próprios dinossauros de "Jurassic'". "Ele era o melhor para misturar ciência com conceitos dramáticos, o que foi essencial para dar credibilidade a dinossauros voltando a andar sobre a Terra."
Segundo o site sobre cinema Imdb, Crichton também é autor do roteiro do ainda inédito "Jurassic Park IV", com lançamento previsto para 2010.

Best-seller
Crichton escreveu seus primeiros romances usando pseudônimos, enquanto freqüentava a escola de medicina de Harvard. É desta época a ficção científica "O Enigma de Andrômeda" (69), sobre uma bactéria misteriosa que começa a dizimar a população de uma cidadezinha, logo após a queda de um satélite. Foi seu primeiro best-seller, depois transformado em filme em 1971.
Também escreveu o romance "Estado de Medo", no qual criou polêmica ao negar o aquecimento global. Talvez por ter esta posição, era considerado um dos raros escritores pró-George W. Bush.
No Brasil, a editora Rocco publicou 17 títulos e promete para o começo de 2009 "Parque dos Dinossauros". Seu último romance foi "Next: O Futuro Bem Próximo" (06), no qual usa engenharia genética para contar a história de homem que pensa ter sido curado de câncer, mas foi usado como cobaia. O autor deixa a mulher, Sherri, e tinha uma filha, Taylor.


Texto Anterior: Cinema: Festival de Cinema Francês começa no Rio
Próximo Texto: Comentário: Escritor foi expoente do tecnothriller
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.