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TELEVISÃO
Bancos estrangeiros já assediam redes de TV
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
Já começou a corrida pela capitalização internacional das emissoras de TV brasileiras. Além do
assédio de grandes conglomerados mundiais de comunicação
-como Disney e Telefônica-,
as redes estão recebendo visitas
quase diárias de executivos de
bancos de negócios, especializados em investimentos.
Circularam pelos corredores
das emissoras de TV, nos últimos
15 dias, representantes dos bancos Merril Lynch, BearStern's e
Deutch Bank, entre outros. Essas
instituições avaliam a receptividade das TVs a novos sócios e buscam dados financeiros e patrimoniais das empresas.
A partir dessas informações,
elaboram "business plans" (planos de negócios), relatórios que
visam "vender" determinada empresa a investidores estrangeiros,
que podem não ser, necessariamente, do ramo de comunicações. Emenda constitucional que
abre empresas de radiodifusão ao
capital externo está em análise na
Câmara dos Deputados.
A Rede TV! possui um desses
"business plan" circulando nos
mercados internacionais desde
agosto de 1999. O documento é do
banco Lehman Brothers.
OUTRO CANAL
Cifra
Hoje é dia de decisão na TV Globo. A cúpula da emissora se
reúne para aprovar os orçamentos de suas produções para o ano que
vem, que serão mais enxutos do que os de 2000 e 2001. A emissora
trabalha com perspectiva de queda de faturamento de 5% no
primeiro trimestre de 2002 em relação ao mesmo período de 2001.
Réplica
O interminável capítulo de anteontem de "O Clone", que
entrou em fase contemporânea, bateu o recorde de audiência da
novela: média de 51 pontos e picos de 58.
Fama
A Globo havia recebido via internet, até as 11h de ontem, 74.463
inscrições de interessados em participar de "Big Brother Brasil", que
entra no ar em janeiro ou depois do Carnaval.
Desvio
A medição da audiência dos canais pagos já causa mudanças
na programação da TV fechada, como na aberta. Em janeiro, o canal
Fox passa a exibir o seriado "Buffy" às 21h30, às terças, para não
concorrer com "Friends", do Warner Channel, às 21h.
Degustação
A TVA libera a seus assinantes de São Paulo, Rio e
Curitiba, neste final de semana, o sinal do Disney Channel, que é
vendido à la carte (custa R$ 5,50).
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
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