São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Bancos estrangeiros já assediam redes de TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Já começou a corrida pela capitalização internacional das emissoras de TV brasileiras. Além do assédio de grandes conglomerados mundiais de comunicação -como Disney e Telefônica-, as redes estão recebendo visitas quase diárias de executivos de bancos de negócios, especializados em investimentos.
Circularam pelos corredores das emissoras de TV, nos últimos 15 dias, representantes dos bancos Merril Lynch, BearStern's e Deutch Bank, entre outros. Essas instituições avaliam a receptividade das TVs a novos sócios e buscam dados financeiros e patrimoniais das empresas.
A partir dessas informações, elaboram "business plans" (planos de negócios), relatórios que visam "vender" determinada empresa a investidores estrangeiros, que podem não ser, necessariamente, do ramo de comunicações. Emenda constitucional que abre empresas de radiodifusão ao capital externo está em análise na Câmara dos Deputados.
A Rede TV! possui um desses "business plan" circulando nos mercados internacionais desde agosto de 1999. O documento é do banco Lehman Brothers.

OUTRO CANAL

Cifra
Hoje é dia de decisão na TV Globo. A cúpula da emissora se reúne para aprovar os orçamentos de suas produções para o ano que vem, que serão mais enxutos do que os de 2000 e 2001. A emissora trabalha com perspectiva de queda de faturamento de 5% no primeiro trimestre de 2002 em relação ao mesmo período de 2001.

Réplica
O interminável capítulo de anteontem de "O Clone", que entrou em fase contemporânea, bateu o recorde de audiência da novela: média de 51 pontos e picos de 58.

Fama
A Globo havia recebido via internet, até as 11h de ontem, 74.463 inscrições de interessados em participar de "Big Brother Brasil", que entra no ar em janeiro ou depois do Carnaval.

Desvio
A medição da audiência dos canais pagos já causa mudanças na programação da TV fechada, como na aberta. Em janeiro, o canal Fox passa a exibir o seriado "Buffy" às 21h30, às terças, para não concorrer com "Friends", do Warner Channel, às 21h.

Degustação
A TVA libera a seus assinantes de São Paulo, Rio e Curitiba, neste final de semana, o sinal do Disney Channel, que é vendido à la carte (custa R$ 5,50).


E-mail - daniel.castro@uol.com.br




Texto Anterior: José Simão: Buemba! Bárbara Paz parece esfregão de quartel!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.