São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vai a Havana com 40 filmes

MARCELO BARTOLOMEI
DA FOLHA ONLINE

A boa fase dos filmes brasileiros está em Cuba, reconhecida por ter uma das mais engajadas escolas de cinema do mundo. O país sedia até dia 13 o 24º Festival de Cine Latino-Americano de Havana, com a exibição de 40 produções nacionais, 24 em competição.
O número de brasileiros na disputa é maior que o de outros países. Cuba, por exemplo, tem 21 filmes na competição; Argentina tem 18; México, 16; e Chile, nove.
"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, "Madame Satã", de Karim Aïnouz, "O Invasor", de Beto Brant, "As Três Marias", de Aluízio Abranches, "Uma Vida em Segredo", de Suzana Amaral, e "Abril Despedaçado", de Walter Salles, competem na categoria principal com 16 filmes latinos.
O gaúcho "Netto Perde Sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas, disputa o prêmio de novos realizadores ao lado de "Madame Satã" e de outros 15 longas latinos, entre eles o mexicano "Japón".
Sem contar a possível indicação de "Cidade de Deus" ao Oscar, há um certo favoritismo pelo filme de Aïnouz, embalado pelas calorosas recepções que teve em Cannes e nos demais festivais internacionais onde foi exibido. "Quero saber como o público vai reagir ao filme", disse o diretor, que embarca para Cuba amanhã.
Fernando Meirelles não vai. César Charlone, diretor de fotografia do filme, o representará.
Entre os nacionais há também curtas, filmes de animação e documentários, recentes e antigos.
Apesar de ser dedicado ao cinema latino, o festival também faz sessões especiais de outros países. Os EUA, que mantêm embargo comercial ao país do ditador Fidel Castro, apresentam 52 obras.

Homenagem
O cineasta brasileiro Glauber Rocha, "pai" do cinema novo, é homenageado no Festival de Havana. Quatro dos seus filmes -"Barravento" (61), "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (64), "Antonio das Mortes" (69) e "Terra em Transe" (67)- e o recente "Rocha que Voa", de Erik Rocha (2001), serão exibidos.


Veja a lista dos brasileiros exibidos em Cuba em www.folha.com.br/ilustrada

Texto Anterior: "Viver Mata" desperdiça bom argumento
Próximo Texto: "Stuart little 2": O camundongo que quer ser homem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.