São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

DVD traz show quente que "levantou poeira"

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Alceu Valença resolveu repetir em agosto passado o que faz em todo Carnaval: um show no Marco Zero, em Recife. DVD e CD lançados agora registram o acontecimento, que reuniu 140 mil pessoas, muitas delas fantasiadas, como o cantor pedira em chamadas na TV.
"Existem intelectuais de botequim que dizem: "O povo não gosta de frevo". O problema é que o frevo, mesmo em Pernambuco, só toca no rádio sete dias antes do Carnaval. Outras manifestações do DNA Brasil, nem isso. Mas basta um sopro na rua para a poeira levantar", empolga-se Alceu.
De fato, o DVD mostra um show quente desde o início, com as tradicionais "Vassourinhas" e "Vampira". São exceções em um repertório formado na quase totalidade por composições de Alceu Valença, como "Dona de Sete Colinas", "Carnaval na Marim", "Pirata José", "Bicho Maluco Beleza" e, em uma versão bem acelerada, "Tropicana".

Rock
"Muitas músicas minhas passaram a fazer parte do repertório da cidade. Dizem que eu misturo frevo com o rock, mas não tem nada a ver. O que muda é a instrumentação, a timbragem, os ataques dos metais", diz o músico.
Os tais ataques, fundamentais no frevo, ficam a cargo de seis músicos, entre eles Spok, um dos principais nomes do gênero na atualidade. Ciranda, embolada, coco e maracatu também estão no show e rendem bons momentos.
Dos convidados, Zeca Baleiro em "Vassourinha Aquática", Silvério Pessoa em "Voltei, Recife" e Daúde em "Embolada do Tempo" mostram uma incrível sintonia com Alceu, já que nem tinham ensaiado no palco antes. Paula Lima ainda participa em "Maracatu".
A animação de Alceu, que muda de figurino várias vezes, e da platéia, de onde saem imagens divertidas, se somam à música para produzir um resultado muito alegre.


MARCO ZERO AO VIVO     
Artista: Alceu Valença
Gravadora: Indie
Quanto: R$ 38 (DVD) e R$ 25 (CD), em média


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Álbum de 1972 de Lágrima Ríos ganha reedição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.