São Paulo, segunda-feira, 06 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Trio de irmãos lança HQ com desenhos feitos desde os anos 50

"As Aventuras de Sir Charles Mogadom..." foi realizada em lápis de cor

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

A história em quadrinhos "As Aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão" mal chegou às livrarias e já está com algumas páginas amareladas.
Pudera. O trabalho vem sendo produzido desde a infância dos três autores, os irmãos Artur, Carlos e Rubens Matuck, todos artistas plásticos. O desenho mais antigo foi traçado em 1959.
"É um sonho compartilhado", diz Rubens, 58, referindo-se tanto à acepção de "desejo" quanto à de "fantasia".
O elemento onírico, inclusive, é a chave da obra, que se passa no reino imaginário de Damar, em que navios voam com asas de borboleta.
Esse mundo fantástico nasceu de conversas entre os irmãos. "Falávamos do Conde Euphrates e de Irerê Pacheco como se existissem de verdade", afirma Carlos, 52.
Apesar de o livro ter sido idealizado em conjunto, o traço final é de Rubens.
Os desenhos foram feitos com lápis de cor, instrumento de trabalho ligado à infância e, por isso, escolhido para registrar os sonhos de criança. Além desse motivo estético, há um outro, de ordem emocional. O primeiro presente que Rubens recebeu do pai foi uma caixa de lápis de cor importada da Europa.
A técnica com que ele maneja o material, porém, é de artista maduro. Cria texturas, reproduz tecidos, traça imagens transparentes sobrepostas. "Escolhi tons pastel e as cores com mais branco na composição, por isso essa tonalidade de sonhos", diz.

AS AVENTURAS DE SIR CHARLES MOGADOM E DO CONDE EUPHRATES DE AÇAFRÃO
AUTORES Artur Matuck, Carlos
Matuck e Rubens Matuck
EDITORA Terceiro Nome
QUANTO R$ 99 (160 págs.)


Texto Anterior: Fotobiografia enquadra Eça de Queirós em chave antirromântica
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: A democracia da caveira
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.