São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil espalha títulos em seções paralelas do festival

DA ENVIADA A BERLIM

Além de "Tropa de Elite" na competição pelo Urso de Ouro, o Brasil terá no Festival de Berlim a exibição de uma série de títulos, espalhados pelas seções paralelas à disputa.
"Há algo acontecendo na indústria cinematográfica brasileira", diz o diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick. "O Brasil prova a força e a riqueza de sua produção [com filmes] nas diversas seções do festival."
Dos longas nacionais que Berlim verá, são inéditos em circuito comercial aqui "Maré -°Nossa História de Amor", de Lúcia Murat, "Estômago", de Marcos Jorge, e o documentário "Seu Bené Vai pra Itália", de Manuel Carvalho.
Os dois primeiros foram exibidos no ano passado no Festival do Rio e na Mostra de SP.
"Estômago", em que o ator João Miguel ("O Céu de Suely") interpreta um cozinheiro de mão cheia e moral duvidosa, recebeu cinco troféus no Rio.
Para as sessões em Berlim de "Maré - Nossa História de Amor", uma adaptação de "Romeu e Julieta" em forma de musical ambientado nos morros cariocas de hoje, Murat levará o casal de protagonistas, os atores Cristina Lago (Analídia) e Vinicius D'Black (Jonatha).
Também ainda não estreou nas salas a co-produção com a Argentina "Café de los Maestros", que enfoca a velha guarda do tango portenho, num projeto conjunto do músico argentino Gustavo Santaolalla (Bajofondo Tango Club) e do cineasta brasileiro Walter Salles.
Os outros dois longas brasileiros que Berlim selecionou para mostrar ao seu público jovem já encerraram suas carreiras nos cinemas brasileiros -"Cidade dos Homens", de Paulo Morelli, e "Mutum", de Sandra Kogut, ambos lançados no ano passado.
"Cidade dos Homens" está na mostra Generation14Plus, dedicada a espectadores a partir dos 14 anos. A seção Generation Kplus, que abriga "Mutum", é projetada para crianças acima dos quatro anos de idade.
Três curtas brasileiros participam do festival -"Tá", de Felipe Sholl, "Café com Leite", de Daniel Ribeiro, e "Dreznica", de Anna Azevedo. (SA)


Texto Anterior: Caça ao urso
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.