São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Fabricante promete pagamento de direitos autorais
Nova máquina faz CD personalizado

RENATO FRANZINI
da Redação

Pense em uma máquina que parece até um caixa eletrônico, mas que é capaz de gravar em apenas quatro minutos uma seleção de até 45 minutos de músicas feita ao gosto do cliente.
O aparelho já existe e foi lançado no último Midem (Mercado Internacional de Discos e Editores Musicais), a maior feira do mercado fonográfico mundial, que aconteceu em Cannes (França), no fim de janeiro.
A diferença para o caixa eletrônico é que no fim da operação, em vez de dinheiro, sai um CD gravado com a seleção feita e com os nomes das músicas impressos na parte de cima do disco.
Segundo seu fabricante, a empresa norte-americana CD World, a máquina -batizada de Music Point- ainda tem outra vantagem: garante o pagamento dos direitos autorais e artísticos de cada música gravada.
"A máquina só aceita músicas devidamente autorizadas e licenciadas. Isso vai acabar um pouquinho com a pirataria", disse Geraldo Loewenberg, 75, sócio da empresa brasileira Alldisc, que licencia músicas gravadas.
Como as pessoas vão poder montar suas próprias coletâneas, isso pode desestimular os fabricantes de CDs piratas que juntam músicas de vários artistas sem pagar direitos a eles.
Loewenberg diz que foi contatado pela CD World para licenciar o repertório nacional para o banco de músicas da máquina.
A CD World diz que já tem 300 mil músicas em estoque, mas quase nada de artistas brasileiros.
Segundo Loewenberg, a máquina deve ser lançada no Brasil até o fim do ano. Ficará em pontos de venda diversos, assim como máquinas de refrigerante.
Os vários Music Point ficarão ligados via fibra ótica a um computador central, no qual estarão armazenadas as músicas.
Na proposta de venda da CD World, cada máquina custa até US$ 60 mil. O preço do CD (incluindo o disco em si e o pagamento de direitos) fica em US$ 12,50.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.