São Paulo, sábado, 07 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"GLAUCES - ESTUDO DE UM ROSTO"

Pizzini dá vida às faces da atriz brasileira

JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Mais que um documentário, "Glauces - Estudo de um Rosto", de Joel Pizzini, é um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha (1933-71), uma das maiores atrizes do cinema brasileiro. É basicamente um prodígio de montagem. Pizzini trabalhou apenas com trechos de filmes estrelados por Glauce por duas décadas.
Não há fotos, nem depoimentos, nem locução -só um poema que relaciona a atriz à mítica Glauce, rival de Medéia, escrito por Pizzini e Sérgio Medeiros e lido em "off" por Paulo Autran.
No mais, é Glauce em cena, em fragmentos manipulados com rigor e delicadeza, de modo a pôr em relevo o intenso e versátil talento de Glauce.
As únicas imagens inéditas são as "sobras" de "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, descobertas há dois anos. Admiradora do cinema de Joel Pizzini, a mãe de Glauber, Lúcia Rocha, deu-lhe permissão para usar o material.
São imagens em que Glauce contracena com Jardel Filho em planos-sequências de uma beleza ímpar, "mais para Resnais, Bergman e Antonioni que para Pasolini", segundo Pizzini.
"Por se tratar de um material descartado por Glauber, fiquei à vontade para recombiná-lo e, a partir dos escombros, evidenciar o poeta Glauber Rocha", diz ele.
Outro filme que ganha destaque no quebra-cabeças de "Glauces" é "Navalha na Carne" (1970), a intensa versão de Braz Chediak para a peça de Plínio Marcos.
Entremeadas a esses dois grandes momentos da arte de Glauce, Joel Pizzini costura cenas de filmes como "Os Cafajestes" (Ruy Guerra, 1962) e "Um Caso de Polícia" (Carla Civelli, 1959).
Aspirando a "uma forma de contar sensorial, não-cronológica", o diretor cria um espaço e um tempo virtuais, puramente cinematográficos, em que Glauce contracena consigo mesma e revela todas as suas faces.
Um dos maiores problemas de Pizzini foi o mau estado em que estavam vários dos filmes. "Demos um tratamento digital procurando filtrar ruídos e recuperar a densidade de cada imagem", diz o diretor. Aos diálogos e sons originais -muitas vezes retrabalhados em descontinuidade com a imagem-, "Glauces" acrescentou a sutil trilha musical de Livio Tragtemberg a partir da ópera "Medéa", de Charpentier.



Glauces - Estudo de um Rosto
    
Direção: Joel Pizzini
Quando: hoje, às 19h, e amanhã, às 15h
Onde: Itaú Cultural - Sala Azul (av. Paulista, 149, tel. 0/xx/11/238-1700)
Quanto: entrada franca




Texto Anterior: 6º Festival é Tudo Verdade - "Southern Comfort": Kate Davis registra adeus de transgressor
Próximo Texto: Evento Folha: "O Chamado de Deus" tem exibição e debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.