|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"GLAUCES - ESTUDO DE UM ROSTO"
Pizzini dá vida às faces da atriz brasileira
JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS
Mais que um documentário, "Glauces - Estudo de
um Rosto", de Joel Pizzini, é um
ensaio poético-cinematográfico
singular sobre Glauce Rocha
(1933-71), uma das maiores atrizes do cinema brasileiro. É basicamente um prodígio de montagem. Pizzini trabalhou apenas
com trechos de filmes estrelados
por Glauce por duas décadas.
Não há fotos, nem depoimentos, nem locução -só um poema
que relaciona a atriz à mítica
Glauce, rival de Medéia, escrito
por Pizzini e Sérgio Medeiros e lido em "off" por Paulo Autran.
No mais, é Glauce em cena, em
fragmentos manipulados com rigor e delicadeza, de modo a pôr
em relevo o intenso e versátil talento de Glauce.
As únicas imagens inéditas são
as "sobras" de "Terra em Transe"
(1967), de Glauber Rocha, descobertas há dois anos. Admiradora
do cinema de Joel Pizzini, a mãe
de Glauber, Lúcia Rocha, deu-lhe
permissão para usar o material.
São imagens em que Glauce
contracena com Jardel Filho em
planos-sequências de uma beleza
ímpar, "mais para Resnais, Bergman e Antonioni que para Pasolini", segundo Pizzini.
"Por se tratar de um material
descartado por Glauber, fiquei à
vontade para recombiná-lo e, a
partir dos escombros, evidenciar
o poeta Glauber Rocha", diz ele.
Outro filme que ganha destaque
no quebra-cabeças de "Glauces" é
"Navalha na Carne" (1970), a intensa versão de Braz Chediak para
a peça de Plínio Marcos.
Entremeadas a esses dois grandes momentos da arte de Glauce,
Joel Pizzini costura cenas de filmes como "Os Cafajestes" (Ruy
Guerra, 1962) e "Um Caso de Polícia" (Carla Civelli, 1959).
Aspirando a "uma forma de
contar sensorial, não-cronológica", o diretor cria um espaço e um
tempo virtuais, puramente cinematográficos, em que Glauce contracena consigo mesma e revela
todas as suas faces.
Um dos maiores problemas de
Pizzini foi o mau estado em que
estavam vários dos filmes. "Demos um tratamento digital procurando filtrar ruídos e recuperar
a densidade de cada imagem", diz
o diretor. Aos diálogos e sons originais -muitas vezes retrabalhados em descontinuidade com a
imagem-, "Glauces" acrescentou a sutil trilha musical de Livio
Tragtemberg a partir da ópera
"Medéa", de Charpentier.
Glauces - Estudo de um Rosto
Direção: Joel Pizzini
Quando: hoje, às 19h, e amanhã, às 15h
Onde: Itaú Cultural - Sala Azul (av.
Paulista, 149, tel. 0/xx/11/238-1700)
Quanto: entrada franca
Texto Anterior: 6º Festival é Tudo Verdade - "Southern Comfort": Kate Davis registra adeus de transgressor Próximo Texto: Evento Folha: "O Chamado de Deus" tem exibição e debate Índice
|