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Respeito a prazos é
fator decisivo
DA REPORTAGEM LOCAL
O famoso jeitinho brasileiro não funciona bem no
mercado de quadrinhos dos
EUA. O segredo do sucesso
dos artistas brasileiros lá fora é só um: profissionalismo.
"Os brasileiros passaram a
entender que o cumprimentos de prazos é algo vital para
sobreviver no mercado dos
Estados Unidos", afirma
Sidney Gusman, editor do
site especializado www.universohq.com. "Há grandes
desenhistas pelos quatro
cantos do mundo. O mercado dos EUA todo ano apresenta caras novas. No entanto, poucos se mantêm nele."
Para Jotapê Martins, um
dos responsáveis pela primeira leva de quadrinistas
no exterior e atual editor da
Via Lettera, não há nada de
"tão especial". "O que acontece é que hoje há muitos desenhistas brasileiros contratados por editoras estrangeiras. Dessa maior quantidade, surgem mais oportunidades e chances para profissionais se destacarem."
Para outros, como o colunista americano Rich Johnston, o motivo é diferente:
"Eles são mais baratos".
Joe Prado, 30, agente de
nove em cada dez brasileiros, relativiza: "Os brasileiros que trabalham para editoras menores são mais baratos". Mike "Marvel" Deodato crava: "Não somos
mão-de-obra barata. Quando assinei meu contrato,
meu preço por página só se
equiparava ao dos irmãos
[Andy e Joe] Kubert".
(DA)
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