UOL


São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Minha Amiga Ursinha
Record, 14h.
 
(Ms. Bear). EUA, 97, 91 min. Direção: Paul Ziller. Com Ed Begley Jr., Kimberly Warnat. Garota e xerife tentam unir uma ursinha amiga a sua mãe, sequestrada por traficante de animais. Ursada para crianças.

A Família Addams 2
Globo, 15h40.
   
(Addams Family Values). EUA, 93, 94 min. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd, Christina Ricci. Dois "plots" distintos. Em um, os dois irmãos morrem de ciúme por conta do nascimento de um terceiro filho de Mortícia e Gomez e são remetidos a uma colônia de férias. Em outro, uma caça-dotes quer pôr as mãos na fortuna do tio Funéreo. Com isso, o filme liberta-se de suas origens e a comédia se impõe.

Novas Diabruras do Fusca
SBT, 15h45.
  
(Herbie Goes Bananas). EUA, 80. Direção: Vincent McEveety. Com Cloris Leachman, Charles M. Smith, John Vernon. O fusca Herbie deve vir ao Brasil para competir em um rali. No caminho, entre uma aventura e outra, Herbie fará um novo amigo, que o ajudará a safar-se de boas.

Intercine
Globo, 1h45.

As opções propostas para quarta são "Perigoso Desejo" (93, de Paul Donovan, com Richard Grieco, Maryam D'Abo, Natalie Radford) e "Matinée - Uma Sessão Muito Louca" (França/Alemanha, 93, de Joe Dante, com John Goddman, Cathy Moriarty, Simon Fenton).

Muito Além de Rangun
Globo, 3h30.
   
(Beyond Rangoon). EUA, 95, 100 min. Direção: John Boorman. Com Patricia Arquette, Frances McDormand, Spalding Gray, Tiara Jacquelina. Não lhe bastasse a morte do marido e do filho, médica (Arquette) que viaja em férias tem seu passaporte roubado na Birmânia. O tempo de refazer os documentos será o tempo de algumas descobertas relevantes. (IA)

Horror histórico

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Já que o Holocausto virou uma espécie de playground no cinema, onde todo mundo se vê no direito de sofrer um pouco, por que não dar uma chance a "Conspiração" (HBO, 22h30)?
Filme feito para a própria HBO, aborda a reunião em que um grupo de nazistas chefiados por Heydrich, célebre carrasco morto em um atentado na Tchecoslováquia, decide o destino dos judeus, a chamada "solução final".
O mérito de Frank Pierson é dirigir com muita eficácia um grupo de bons atores (Kenneth Branagh à frente). O menos evidente é se deter todo o tempo na reunião, evitando espetacularizações do Holocausto, contendo seu filme no estrito limite da monstruosidade que consiste em simplesmente imaginar, verbalizar, justificar e detalhar o horror que estava por vir.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Bota o Beira-Mar no Playcenter!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.