São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

"Janela do Brasil" aborda mineração

DA REPORTAGEM LOCAL

Nova faixa de programação da TV Cultura, "Janela do Brasil" exibe, desde abril, documentários sobre os mais diversos assuntos e realidades do país. Da rotina de deficientes visuais inseridos no mercado de trabalho à história da cidade brasileira que tem 30% de sua população formada por anões, "Janela Brasil" reúne produções de diretores como Ugo Giorgetti e Tadeu Jungle, entre outros documentaristas.
Hoje à noite, o programa leva ao ar "Berço de Ouro", que aborda a mineração no Brasil, um dos maiores produtores de minério do mundo.
Com direção de André Ribeiro e Sérgio Túlio Caldas, o documentário começa quase juvenil, usando uma animação para lembrar a abundante presença do minério em nosso cotidiano.
Dali, vai à cidade de Ouro Preto (MG), berço da mineração brasileira. Depois, visita a gigante Companhia do Vale do Rio Doce no Estado. Em seguida, contrasta o desenvolvimento econômico que a região alcançou com a pobre região de Seridó, que não conseguiu extrair progresso das grandes reservas de minério que esconde.
Didático e instrutivo, o documentário não chega a ser uma alternativa para quem busca apenas entretenimento na TV numa quinta à noite. (BB)


JANELA DO BRASIL - BERÇO DE OURO

Quando: hoje, às 22h10
Onde: TV Cultura
Classificação indicativa: livre




Texto Anterior: Vinho: Expovinis 2009 termina hoje com boas novidades
Próximo Texto: Televisão/Crítica: "O Diário de uma Camareira" ataca extrema-direita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.