São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo tentou tirar do SBT o Teleton de 2001

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo disputou com o SBT a realização da edição 2001 do Teleton, maratona de televisão que visa arrecadar dinheiro para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
A Globo, que já realiza o Criança Esperança (com recursos para o Unicef), ofereceu formalmente todos os recursos para a produção do evento (projeto artístico, estúdios, direção e elenco). A AACD, no entanto, optou pelo SBT, que promoveu o primeiro Teleton no Brasil, em 1998. O acordo com a emissora de Silvio Santos foi fechado há duas semanas.
A entidade recusou a proposta da Globo basicamente por dois motivos: a emissora queria o controle absoluto do programa e não se dispunha a exibi-lo durante 24 horas ininterruptas. A Globo ofereceu a transmissão na íntegra apenas em canal pago.
O Teleton deste ano, o quarto, será gerado dos estúdios do SBT e deverá ser exibido também por outras emissoras, menos a Globo. A data ainda não foi divulgada. A AACD detém no Brasil os direitos da marca Teleton, criada pelo ator Jerry Lewis. No ano passado, o evento, realizado em setembro, arrecadou R$ 10,1 milhões.

OUTRO CANAL

Estresse 1
Não andam boas as relações entre Marluce Dias da Silva, diretora-geral da Globo, e Mário Lúcio Vaz, diretor da Central Globo de Qualidade, responsável pela área artística da emissora. A amigos, Vaz tem confessado que não está de acordo com muitas das decisões de Marluce sobre a programação da Globo.

Estresse 2
Vaz ficou uma semana afastado da emissora -retornou anteontem. Oficialmente, estaria com problemas de saúde. Sua ausência gerou comentários de que ele teria avisado Marluce que não renova seu contrato, que vence em dezembro.

Doutor
Carlos Massa, o Ratinho, está se sentindo. Depois de ver seu programa copiado pelo "Domingão do Faustão" (teste de DNA), foi convidado para discutir em congresso da Abert, na semana que vem, o tema "Globalização: Influência na Cultura Brasileira e na Liberdade de Expressão".

Altura
O canal Telecine Premium diz que alcançou cerca de 700 mil telespectadores no dia 27, com o filme "Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma". Um número e tanto: o canal teve em abril 7.300 telespectadores por minuto na média diária, segundo o Ibope.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Os Trapagões Urgente! Vou tomar um porre de cerveja morna!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.