São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecladista e compositor Billy Preston morre nos EUA aos 59

DA REPORTAGEM LOCAL

O compositor e tecladista Billy Preston, lenda do blues e do rock que colaborou com os Beatles e os Rolling Stones, morreu ontem, aos 59 anos, no Arizona (EUA).
O artista estava em coma desde novembro do ano passado, após ter insuficiência renal e doenças relacionadas, causadas por seu contínuo uso de drogas ilícitas, pelo qual chegou a ser preso no fim dos anos 1990.
De acordo com sua empresária, Joyce Moore, Preston chegou a fazer um transplante de rim em 2002. O órgão recebido, porém, sofreu falência e o músico teve de se manter realizando sessões de diálise.
Jovem prodígio dos teclados, Preston passou a maior parte de sua vida na indústria do entretenimento. Ainda adolescente, tocou com Mahalia Jackson, Little Richard e Ray Charles.
Também esteve entre os músicos que participaram dos arranjos de clássicos como "Get Back", dos Beatles, e "Can't You Hear Me Knocking?", do Rolling Stones.
Sua carreira solo se firmou nos anos 70. Em 1973, ganhou o Grammy de melhor disco instrumental por "Outta Space". A lista de artistas com quem tocou inclui desde bandas atuais como o Red Hot Chili Peppers a veteranos como Eric Clapton, Aretha Franklin e Bob Dylan.
O astro Elton John ressaltou a importância de Preston. "Ele foi uma das minhas inspirações, um dos maiores tecladistas de todos os tempos e um bom vocalista também", disse o inglês.


Texto Anterior: Luiz Alberto Moniz Bandeira é eleito Intelectual do Ano de 2005
Próximo Texto: Editora de dicionário quer barrar "Aurélia"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.