São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Até parece 20

Marisa Cauduro/Folha Imagem
Christiane Torloni, 52


Mulheres com mais de 50 falam sobre manter o corpo em forma, sem engordar nem esturricar, na medida do possível para a idade que têm

Antes de começar a entrevista, a atriz Christiane Torloni, 52, pergunta ao repórter: "Eu estou na lista dessas pessoas [cinquentonas e sessentonas enxutas]?" Está. "Em uma peça que eu vou fazer agora, chamada "A Loba de Ray-Ban", tem um momento em que meu personagem diz exatamente isso: "A silhueta é a mesma de quando eu tinha 20 anos. Vestida, naturalmente"."

 
A atriz integra uma lista de mulheres famosas que atravessaram gerações diante das câmeras com o corpo parecido com o que tinham na juventude -sem ganhar muitos quilos ou secar exageradamente. Ela não se importa em dizer que a boa forma física teve lá sua ajuda da cirurgia plástica. "Mas fiz muito menos do que as pessoas dizem que eu fiz. Vocês acham que eu vivo em uma mesa de operação!"
 
A cantora Zizi Possi, em boa forma aos 53 anos, também admite algumas intervenções. "Já coloquei botox três vezes. Na primeira, em 1999, fiquei com a parte do terceiro olho [espaço entre as sobrancelhas] tão paralisada, que, quando eu ria, parecia uma "traveca". Era para durar três meses, durou um e nem reclamei."
 

Ela diz que tentou por botox mais duas vezes, mas que parou por aí. "Dói pra caramba, custa caro e dura pouco. E, quando o negócio deixa de ficar roxo, o efeito já está indo embora."
 

Há menos de duas semanas, Zizi foi posta à prova ao lado de mulheres de variadas idades -como Claudia Leitte, 28, e Wanderléa, 63- em show em homenagem ao cantor Roberto Carlos. Elogiada, diz que se cuida, mas que foge das plásticas porque está se "exercitando" para se "desconfundir desses valores de massa". "Eu podia pensar em levantar [a pele], aquela coisa "estou com uma dooor de cabeça" [esticando o rosto em direção às têmporas]. Um dia acho que vou fazer algo no rosto, mas não será agora."
Outra diva que cantou ao lado do Rei, Rosemary, 59, admite "pequenos reparos de pouquíssimo botox na testa e nos vincos em volta dos olhos". Também diz que fez cirurgias nas pálpebras para retirar tersóis decorrentes "da falta da proteína da carne", após dois anos como vegetariana.
 

A introdução ao vegetarianismo, aliás, foi repentina, depois do show para um rei propriamente dito -Hassan, do Marrocos, há dez anos. "Quando acabou, me ofereceram uma espécie de banquete. E eu vi tanto bicho inteiro, tudo assado naqueles pratos... Me deu uma crise existencial."
 

Zizi também recorda quando abandonou a carne vermelha, há 30 anos. Foi num encontro cara a cara com uma vaca, em Itaipava (RJ). "Era uma estrada bucólica, e eu estava de carro com meu ex-marido. De repente, uma vaca no meio do caminho. "Meu Deus! Uma vaca!" Eu nunca tinha visto uma vaca. Bem paulistana, aquela que acredita que leite dá em árvore. A gente foi chegando aos poucos. Quando vi o olho da vaca, eu pirei. Porque é um olho tão doce! Como é que pode matar esse bicho pra comer? Me senti uma troglodita."
 

Das entrevistadas pela coluna, a carnívora Helô Pinheiro, 60, é quem diz levar a malhação mais a sério. Vai à academia todos os dias para fazer aulas de dança, musculação e alongamento para manter a silhueta de Garota de Ipanema. "Infelizmente, esse titulo de garota me deixa um pouquinho ressabiada. Eu não gosto de ser chamada de garota. Gosto de ser chamada de musa inspiradora."
 

"Muitas pessoas falam: "Eu a conheci quando ela era linda, moreninha, uma bonequinha'", diz Helô, com nostalgia. "A minha bunda acabou. Eu tinha uma bunda bonitinha, rechonchudinha. Agora parece que deram um tapa nela."
 

Rosemary faz aula de ginástica na Barra da Tijuca, no Rio, naquela que chama de "academia das estrelas". "Todos os famosos que você pode imaginar estão lá. O Latino, o Edmundo, a Flávia Alessandra, a Gracyanne [Barbosa], o Belo. A Barra da Tijuca é como se fosse a Hollywood brasileira."
 

A cantora Wanderléa, 63, tem sido sabatinada sobre sua forma desde o show de Roberto Carlos, no qual apareceu de microvestido. O segredo, diz, é a "palcoterapia". "As pessoas vivem perguntando, incrédulas, como mantenho a boa forma. Acho engraçado tanto espanto e costumo dizer que minha maior aeróbica é a performance que exercito no palco", diz.
 

E se nenhuma delas resiste a usar um decote ou a mostrar as pernas, por que não posar nua de vez? Rosemary e Zizi afirmam que não topariam. Christiane diz que "por uns R$ 3 milhões", talvez. Helô Pinheiro posou em 1987 e repetiu a experiência em 2003, ao lado da filha Ticiane. "Depois ela me contou que não queria fazer, mas quis me ajudar, porque eu estava precisando. Pelo menos paguei as dívidas."

"Meu personagem diz isso: "A silhueta é a mesma de quando eu tinha 20 anos. Vestida, naturalmente""
CHRISTIANE TORLONI, atriz

Eu não gosto de ser chamada de garota. Gosto de ser chamada de musa inspiradora
HELÔ PINHEIRO, a Garota de Ipanema

"Coloquei botox três vezes. Na primeira, fiquei tão paralisada, que, quando eu ria, parecia uma "traveca""
ZIZI POSSI, cantora


"As pessoas vivem perguntando, incrédulas, como mantenho a boa forma"
WANDERLÉA, cantora

"Vi tanto bicho inteiro assado... Me deu uma crise existencial"
ROSEMARY, cantora, sobre se tornar vegetariana

Reportagem LEANDRO NOMURA


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Globotur chega a Israel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.