São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

João Miguel Jr./TV Globo
SILICONE Danielle Winits é a aposta da TV Globo para tentar turbinar a audiência do "Sob Nova Direção" deste domingo; ela será Francis, uma apresentadora de programa sobre esportes radicais

Globo quer "desperdício zero" em novelas

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Globo reuniu seus autores e diretores para elaborar mecanismos que evitem desperdício na produção de novelas e séries. O encontro, com a presença da cúpula da rede, aconteceu na semana passada, em Angra dos Reis.
Uma das providências da emissora será evitar a escalação simultânea de dois autores que priorizem cenas externas. Exemplo: se Manoel Carlos ("Mulheres Apaixonadas"), que cria mais para estúdio, for escolhido para a novela das oito, a das sete ou a das seis pode ser escrita por algum autor mais "externo", como Carlos Lombardi ("Kubanacan").
A decisão foi tomada porque muitas vezes estúdios permanecem vazios por longo tempo, enquanto equipes ficam sobrecarregadas com a gravação de cenas externas (na rua, praia etc.). A Globo também pediu a autores e diretores que ampliem ao máximo a "frente" das novelas, ou seja, que tenham capítulos gravados com antecedência _o que pode evitar gastos desnecessários.
Além de se reunir em grupos para elaborar propostas de "desperdício zero", autores e diretores fizeram reivindicações. Uma delas é a volta da exibição de duas minisséries por ano. No primeiro semestre, uma mais longa, a exemplo de "Um Só Coração" (52 capítulos), e, no segundo, uma menor, como "Presença de Anita" (16), ou uma microssérie, como "A Invenção do Brasil" (3). A Globo avaliará a possibilidade.

OUTRO CANAL

Darlenes
Em três dias, mais de 20 mil se inscreveram por internet (www.sbt.com.br) para tentar uma vaga no "Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novelas", do SBT. As inscrições começaram na sexta e vão até 14/7.

Polêmica 1
A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros quer comprar uma briga jurídica contra "A Turma do Didi" e a Globo, acusadas de preconceito. A gota d’água foi um quadro do domingo no qual um veado era chamado de "animal perigoso" e apanhava dos artistas.

Polêmica 2
Sobre a acusação, a Central Globo de Comunicação afirmou à Folha, por e-mail: "Humor é feito na base de clichês e explorando as diferenças. Reagir a esses estereótipos é que demonstra preconceito".

Ibope
Ranking das entrevistas no "Canal Livre", da Band: Marta marcou 2,2; Maluf ficou com 2,1, e Serra, com 1,5.

Réptil
Jacaré, clone do Ratinho, gravou no domingo piloto (teste) do programa de variedades que tenta emplacar na Rede TV!. A direção ainda não definiu data de estréia.

E-mail - laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.