São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Caco Galhardo


País compra mais, mas vê menos TV paga

O número de assinantes de TV paga cresceu 16% de março de 2007 a março de 2008. Mas, paradoxalmente, a audiência dos canais pagos está em queda, o que já preocupa o setor.
Segundo o Ibope, a média nacional de audiência dos canais pagos no horário entre 7h e 24h oscilou de 5,45% em maio de 2007 para 4,53% em maio último, uma queda de 17%.
Pela projeção da PTS, empresa que monitora o mercado, há um ano os canais pagos eram vistos por 906.537 telespectadores por minuto. Hoje, são 871.542 -4% a menos.
Todas as TVs abertas, à exceção do SBT, cresceram entre os assinantes. A Globo, sozinha, tem mais audiência do que todos os canais pagos juntos. Dos cinco canais pagos mais vistos, só um cresceu no último ano.
Há três anos, o assinante passava duas horas e nove minutos por dia vendo TV paga. Hoje, passa dez minutos a menos. Enquanto isso, o consumo de internet cresceu de 55 minutos para uma hora e 15 minutos.
A queda divide o setor. Alguns avaliam que a TV paga perdeu qualidade e carece de identidade nacional. Outros, como Marcela Dória, gerente de pesquisa dos canais Discovery, acreditam que a venda de pacotes de TV paga com internet e telefone ajudou a aumentar os assinantes, mas trouxe novos usuários que não têm o hábito de ver canais pagos. Para ela, isso aumenta o potencial de crescimento da TV paga.

PREVISÃO DO TEMPO 1
A Globo prevê uma semana turbulenta no Ibope, principalmente para sua segunda linha de shows ("Toma Lá, Dá Cá", "Casos e Acasos" e "Guerra e Paz"). É que, a partir de amanhã e até o dia 23, a Record exibirá três novelas na seqüência.

PREVISÃO DO TEMPO 2
A nova "Chamas da Vida" ficará entre "Os Mutantes" e "Amor e Intrigas", que estão bem de audiência. Pesquisas indicam que o público da Record, sem trocadilho, é fiel.

O INIMIGO SOU EU
O diretor Jayme Monjardim está concorrendo contra ele mesmo. É diretor do núcleo de "Casos e Acasos", na Globo, que vai ao ar no mesmo horário que "Pantanal", no SBT, novela que o projetou. Na última quinta, "Pantanal" bateu "Casos".

ALÔ, CRIATIVIDADE?
Setores da Globo avaliam que a emissora tem de reagir já ao crescimento da Record. Como? Renovando sua programação, a começar pelas chamadas. Há anos a rede repete que "as atrações" do ‘Domingão" são "da pesada" e apela às "confusões de ‘A Grande Família’".

TESOURA
A direção de jornalismo da Globo pediu, e Carla Vilhena, apresentadora do "SP TV", se desfez de sua franja. Para a emissora, o corte não combinava com a seriedade que se espera de uma jornalista.

SEM ASAS
A Record vai encurtar o "Tudo É Possível", que ontem, excepcionalmente, ocupou quatro horas e 30 minutos. Vai reprisar, antes do programa de Eliana, "Troca de Família".


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.