São Paulo, terça, 7 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

NINJA DO DESERTO
SBT, 13h. (Desert Hawk). EUA, 1992, 85 min. Direção: Isaac Florentine. Com John Haymmes Newton, Judie Aronson. Depois de matar um adversário, durante luta de kickboxe, ex-policial retira-se para o deserto, onde curte seu sentimento de culpa e trata de se estabelecer como justiceiro. Coragem gente.

ATRAÇÃO SELVAGEM
CNT/Gazeta, 21h30.
(Savage Attraction). Itália, 1992, 83 min. Direção: Michele Massimo Tarantini. Com Raul Gazolla, Giselle Fraga. Mulher deprimida, em vista das aventuras amorosas do marido, troca os EUA pelo Rio. Aqui, nos braços de um belo jovem, encontra o prazer, recupera a confiança em si e volta a Nova York para reconquistar o marido. O que não é apenas idiota, nem picareta, mas sobretudo insano.

SOMBRAS NA NOITE
Bandeirantes, 21h30.
(Past Midnight). EUA, 1992, 99 min. Direção: Jan Eliasberg. Com Rutger Hauer, Natasha Richardson, Clancy Brown. Richardson faz a assistente social com enormes problemas de relacionamento com os homens. Ela só se abre com o ex-condenado Hauer, em cuja inocência acredita piamente, e cujo passado começa a investigar. Ela também se apaixona por ele, o que se revela um negócio no mínimo perigoso.

INTERCINE
Globo, 0h10.
Será exibido o vencedor entre "Entusiasmo Secreto" (Inglaterra, 1993, de Howard Davies, com Juliet Stevenson, Joanne Whally-Kilmer) e "Na Mira de Fogo" (1994, de Thomas H. Fenton, com Christopher Mitchum, Tracy Spaulding).

CRY BABY
Globo, 1h55.
(Cry-Baby). EUA, 1990, 85 min. Direção: John Waters. Com Johnny Depp, Amy Locane, Polly Bergen. Em Baltimore, anos 50, a jovem e rica Locane apaixona-se por roqueiro. Waters usa o deboche como método humorístico (ou isso seria seu álibi?). De todo modo, produto perecível.

A OLHO NU
Bandeirantes, 3h05.
(The Naked Truth). EUA, 1991, 103 min. Direção: Nico Mastorakis. Com Roberto Caso, Courtney Gibbs, Herb Edelman. Dois jovens que se dirigem a Hollywood, em busca de fama e riqueza, envolvem-se com concurso de beleza que, na verdade, é a fachada de uma rede de narcotráfico. Sair do embrulho será a prioridade dos jovens.

BRUBAKER
Globo, 3h25.
(Brubaker). EUA, 1980, 131 min. Direção: Stuart Rosenberg. Com Robert Redford, Yaphet Kotto, Jane Alexander. Brubaker é o novo diretor de presídio disposto a mudar o corrupto sistema carcerário que encontra. Boas intenções, filme não mais que visível.

TV PAGA
Tim Burton resiste

da Redação

Dois filmes na HBO ilustram duas diferentes maneiras de encarar o cinema nos EUA. Em "Duro de Matar - A Vingança" (15h), apesar da presença de Jeremy Irons, o que se impõe são seres de convenção, que só existem nas telas de cinema.
Em "Ed Wood" (23h30), ao contrário, Tim Burton foi em busca de seres reais, a partir do mito de Wood como "o pior cineasta do mundo". Na contracorrente desse mito cruel, Burton encontra personagens apaixonantes.
Será de estranhar o fato de "Ed Wood" ter fracassado nos cinemas? Nem tanto. Cada vez mais, estamos numa cultura de espectadores distraídos, que só são despertados a poder de explosões. Mas Tim Burton resiste. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.