São Paulo, terça, 7 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biógrafo contratou empregada do autor

de Buenos Aires

Cerca de 1.500 livros de Jorge Luis Borges e sobre o escritor. Edições raras em diferentes idiomas, artigos, cartas, manuscritos, fotos. Objetos como o passaporte de Borges e o livro de registro de seu primeiro casamento.
Há dez anos, o empresário Alejandro Vaccaro, 47, junta tudo o que diz respeito ao escritor argentino. A coleção, uma das maiores sobre Borges, ocupa parte de seu apartamento na Recoleta (bairro de Buenos Aires).
"Sou um colecionador involuntário. No início, estava apenas interessado em ler livros de Borges que não foram reeditados. Desde então, não paro de buscar coisas sobre ele", conta Vaccaro.
O empresário prepara uma publicação sobre todas as peças de sua coleção, segundo ele, aberta para ser visitada por interessados na obra do escritor. "O catálogo vai servir para divulgar o acervo."

Biografia
Alejandro Vaccaro lançou em 1996 biografia sobre os primeiros 30 anos de Borges, depois de cinco anos de pesquisa. Ele prepara mais dois volumes para finalizar a história do escritor.
"Demorei a conhecer Borges. Li o primeiro livro, infelizmente, aos 18 anos. Apaixonei-me pelo escritor, pela sua filosofia e pelo seus valores", afirma.
Vaccaro também contratou Epifania Uvela, a Fanny, 76, empregada doméstica de Borges em seus últimos dez anos de vida, quando o escritor estava com a saúde e a visão debilitadas. Fanny trabalhou, ao todo, 30 anos com a família Borges.
"Quando Borges morreu, essa mulher ficou só, sem ter onde viver. Quando soube de sua situação, convidei-a para morar numa casa que tenho no bairro da Boca", diz o empresário.
Fanny cuida do lugar, que é sede de uma associação de torcedores do Boca Juniors (time de futebol mais popular da Argentina), presidida por Vaccaro.
"Borges foi uma pessoa muito boa, calada e reservada. Cego, ele me pedia para contar como eram fisicamente as pessoas que lhe visitavam", lembra Fanny. "Sinto muita saudade. Até hoje, passo em frente ao prédio onde morávamos."
(AG)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.