São Paulo, segunda-feira, 07 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Ator Alec Guinness morre aos 86 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ator britânico sir Alec Guinness morreu na noite de anteontem, em West Sussex, no sul da Inglaterra, informou Jenny Masding, porta-voz do hospital King Edward 7º, onde estava internado. O ator estava com 86 anos. Nenhum outro detalhe sobre a morte foi divulgado.
Alec Guinness destacou-se em seu início de carreira ao interpretar papéis clássicos no teatro Old Vic, em Londres. Também destacou-se em comédias, filmes históricos e ficções científicas.
Guinness recebeu um Oscar por seu papel em "A Ponte do Rio Kwai" (1957), de David Lean. No filme, ele interpretou o papel do coronel Nicholson.
Seu reconhecimento internacional cresceu ainda mais cinco anos depois, quando fez o papel do príncipe Feisal em "Lawrence da Arábia", também de David Lean. O mesmo cineasta dirigiu-o ainda em "Doutor Jivago" (1965).
Guinness marcou ainda gerações mais jovens ao interpretar o mestre jedi Obi-Wan Kenobi em "Guerra nas Estrelas", de George Lucas, e ao atuar em filmes hollywoodianos, como "Passagem para a Índia" (1984).


Texto Anterior: Os principais prêmios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.