São Paulo, sexta-feira, 07 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta e roteirista John Hughes morre nos EUA aos 59

DA REPORTAGEM LOCAL

Diretor de filmes como "Clube dos Cinco" (1985) e "Curtindo a Vida Adoidado" (1986), o norte-americano John Hughes morreu ontem, aos 59 anos, vítima de um ataque cardíaco.
Nascido em Lansing, no Michigan, Hughes iniciou a carreira como redator publicitário. Começou no cinema como roteirista, dando forma a "A Reunião dos Alunos Loucos", em 1982. O filme, dirigido por Michael Miller, foi um fracasso de crítica.
No ano seguinte, escreveu o roteiro de "Férias Frustradas 1", estrelado por Chevy Chase. O longa foi recebido com entusiasmo, o que alavancou a carreira de Hughes em Hollywood e abriu as portas para seu primeiro longa como diretor.
"Gatinhas e Gatões" (1984) já trazia os elementos que faria de Hughes um cineasta cultuado: adolescentes de classe média entediados em casa, com apuros na escola, sonhando com o(a) colega que não dá bola para ela/ele.
Com doses exatas de drama e de comédia, "Gatinhas e Gatões" traz Molly Ringwald como uma jovem que não se conforma pelos pais darem muito mais atenção para a irmã do que a ela. Além disso, está apaixonada por um dos caras mais populares de sua escola.
Além de Ringwald, Anthony Michael Hall estrela "Gatinhos e Gatões" -os dois atores foram escalados por Hughes em seu filme seguinte, "Clube dos Cinco".
"Curtindo a Vida Adoidado" é o mais celebrado longa de Hughes. Matthew Broderick interpreta um estudante que, com a namorada e um amigo, arma um complexo esquema para cabular um dia de aula.
O último filme de John Hughes como diretor foi "A Malandrinha", em 1991.
Como roteirista, o norte-americano está nos créditos de "A Garota de Rosa Shocking", entre outras fitas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cinema: Jornada de cinema silencioso tem início hoje
Próximo Texto: MP veta nova presidência da Fundação Bienal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.