São Paulo, sexta-feira, 07 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

Os 12 de Niterói

A história de dois amigos que ganharam o mundo com uma música; Joy Division e Beatles na Mostra de SP

BASTA UM laptop e um software para que qualquer um possa fazer música. Basta colocar sua música no MySpace e qualquer um pode ouvir o que você fez. Essa história já aconteceu com Lily Allen, Kate Nash, Arctic Monkeys, Bonde do Rolê. E está acontecendo agora com dois amigos de Niterói.
João Miguel e Luciano Oliveira tocam na banda roqueira Marimbondo Sossegado. Mas eles também gostam de dance music, e resolveram, só os dois, montar um projeto. O nome escolhido foi The Twelves (inspirado na data de nascimento de ambos: 12 de julho de 1980).
Até aí, nada demais. A história de João Miguel e Luciano Oliveira mudou radicalmente há pouquíssimo tempo. Em julho, tiveram a idéia de fazer um remix de "Boyz", canção que está no ótimo recém-lançado disco da anglo-cingalesa M.I.A.
Os dois arrumaram uma versão a capela (apenas os vocais) da música, retiraram algumas gorduras, adicionaram detalhes certeiros que deram à faixa um clima de pista e... fizeram um dos remixes do ano. Não sou só eu quem está falando.
O remix pode ser ouvido e baixado na página da dupla no MySpace (www.myspace.com/the12s). A partir dali, alguns blogs colocaram a música em suas páginas. O zunzunzum levou o remix até a Radio 1, a emissora da britânica BBC.
Pronto. Os Twelves já não pertenciam mais apenas a Niterói. A Modular Records, gravadora australiana que tem entre seus artistas Avalanches, Wolfmother, Klaxons, Cut Copy e New Young Pony Club, entre outros, mandou e-mail à dupla pedindo para eles remixarem um de seus artistas (pena que ainda não dá para dizer quem é...). Já a Backyard Recordings (selo inglês de Gossip e Chromeo) não quer apenas um remix -quer um disco inteiro dos Twelves.
Essa atenção toda em cima da dupla não é à toa. A música do Twelves é realmente original -dá para chamar de electro-rock, mas totalmente diferente daquele feito por Justice, Digitalism, Daft Punk.
Às vezes, lembra a elegância do Booka Shade (na faixa "The Other Side"); outras, Air em seus melhores momentos ("I Feel Fine"). Veja tudo no MySpace da dupla.

 

"Control", filme de Anton Corbijn sobre a vida de Ian Curtis (Joy Division), estará na Mostra de Cinema de SP, que ocorre entre 19/10 e 1º/11. Ainda: "Screamers" (doc. do System of a Down) e "Welcome to the Terrordome" (Public Enemy).
Um que está "quase garantido" é "Across the Universe", musical de Julie Taymor (de "Frida") cujo roteiro é conectado por músicas dos Beatles. A distribuidora Columbia diz que legendará (em inglês) as canções dos Beatles.
 

Os ingleses Kasabian e os cariocas Supercordas também estarão no festival Planeta Terra, que acontece em 10/11 em um galpão de São Paulo e espera reunir cerca de 10 mil pessoas. O evento terá ainda (por enquanto) Devo, Lily Allen, Rapture, Datarock e CSS.

thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Teatro: Operação de Galisteu suspende peça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.